O novo processador da norte-americana Qualcomm foi apresentado no último mês de dezembro. Agora, começa a mostrar todo o seu potencial e todo o poderio que trará ao seu próximo smartphone Android. Sobretudo, caso esteja a pensar em adquirir um novo smartphone topo de gama este ano.
Para comprovar isso mesmo, temos já uma vasta seleção de testes e benchmarks!
É verdade, este poderosíssimo SoC foi recentemente testado mesmo antes CES Las Vegas 2019. Aí, várias entidades puderam submeter um smartphone Android criado ad hoc para servir de suporte físico ao novo processador.
Contudo, não queremos de forma alguma dizer que uma pontuação de benchmark se traduz em desempenho na vida real. Serve, isso sim, como margem de comparação entre diferentes modelos e diferentes smartphones.
O que traz de novo o Snapdragon 855 da Qualcomm?
Face à geração anterior, o novo Snapdragon 855 da Qualcomm promete um desempenho 40% superior. Além disso, temos melhorias, marginais, na desempenho gráfica da sua GPU. Temos ainda um novo modem – X24 – para redes LTE.
Alternativamente, caso o fabricante o deseje, pode ser equipado com o modem X50 para redes 5G. Do mesmo modo, podemos ainda destacar a sua litografia de 7nm bem como a sua arquitetura de 64-bits.
Poderá inteirar-se de todos os seus detalhes e características técnicas aqui, no Pplware. Agora, atentemos nos seus testes de benchmark e no poderio que este SoC trará ao seu próximo smartphone Android.
O que dizem os testes de benchmark?
Em primeiro lugar temos o teste de benchmark na plataforma Geekbench na sua versão 4. Relembro que todo e qualquer utilizador poderá descarregar a app da Geekbench através da Google Play Store para o seu smartphone Android.
Cumpre ainda salientar que o teste da Geekbench visa apurar a desempenho máximo do CPU. Vemos imediatamente a vantagem do smartphone Android equipado com o Snapdragon 855 da Qualcomm.
Em segundo lugar temos o teste da GFXBench GL, uma plataforma utilizada para testar a desempenho gráfico. Trata-se de um teste multifacetado que apura a capacidade de resposta do terminal.
O resultado é idêntico, o smartphone Android equipado com o Snapdragon 855 supera os demais.
Em terceiro lugar temos o teste da AnTuTu. Esta é sem dúvida a plataforma de testes mais popular e que provavelmente já instalou no seu smartphone Android. O seu teste é também um dos mais abrangentes, compreendendo várias etapas.
Caminhando já para os 400 mil pontos na AnTuTu, o smartphone de teste deixou os demais para trás. Toda a geração de topos de gama de 2018 foi trucidada pelo poderio do novo Snapdragon 855 da Qualcomm.
Em 2019, este é o SoC a procurar num smartphone Android
Existindo ainda vários outros testes de benchmark, entendemos que estes três dão-nos já uma análise tripartida das melhorias. Mais uma vez, as pontuações de benchmark são apenas um indicador sintético.
Ainda assim, caso em 2019 esteja a pensar comprar um novo smartphone Android de topo, escolha de preferência um que já esteja equipado com este SoC.
Os primeiros dispositivos equipados com o Snapdragon 855 da Qualcomm chegarão ao mercado durante o primeiro trimestre de 2019.
| Fonte