Pplware

SkinTrack – Controle o smartwatch através da sua pele

Os smartwatches têm ganho lentamente o seu espaço no mercado, conquistando as pessoas pelo comodismo e funcionalidades que oferecem.

Uma equipa do laboratório de investigação da Universidade Carnegie Mellon desenvolveu o SkinTrack, um sistema que permite controlar o relógio inteligente através de uma interface táctil na pele do utilizador.

O aparecimento dos smartwatches veio oferecer um novo método de acesso a notificações e aplicações essenciais, que antes obrigavam ao constante uso do smartphone. Mas, na utilização destes dispositivos, surgem frequentemente algumas dificuldades de uso devido ao pequeno touchscreen que incorporam.

Para resolver este problema, uma equipa do Future Interfaces Group, um laboratório de investigação da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, desenvolveu o SkinTrack, um sistema para relógios inteligentes que permite adicionar uma interface táctil à pele do utilizador, aumentando assim a área útil de interacção com o relógio.

Para o funcionamento do SkinTrack é utilizado um anel com emissão constante de um sinal de alta frequência, utilizado na mão oposta ao relógio, e uma bracelete, aplicada no smartwatch, equipada com um sensor.

Quando o dedo entra em contacto com a pele, o anel emite um sinal que se estende pela largura e comprimento do braço, sendo depois calculada a distância entre o sensor e o dedo com o anel.

Segundo os criadores, o sistema oferece um alto nível de precisão, sendo possível adicionar controlo por gestos, assinar documentos digitalmente e criar alguns comandos rápidos. Além disso, permite estender a interface táctil para o braço, sendo possível mover atalhos de aplicações para certos pontos do braço, que quando pressionados iniciam a aplicação pré-definida, fazem scroll e iniciam o jogo Angry Birds.

 

“As our approach is compact, non-invasive, low-cost and low-powered, we envision the technology being integrated into future smartwatches, supporting rich touch interactions beyond the confines of the small touchscreen.”

Apresentando-se como uma solução de baixo custo, o SkinTrack ambiciona ser incorporado em futuros smartwatches, podendo oferecer uma interacção táctil para além dos limites dos pequenos touchscreen do dispositivo.

E vocês, gostariam de experimentar este SkinTrack?
Exit mobile version