Se há um ano se podia pensar que a Samsung estivesse disposta a abandonar o Android a favor do Tizen nos seus smartphones, hoje essa teoria parece já não fazer qualquer sentido. Ainda assim, este não é um sistema operativo que a marca queira abandonar, prova disso é o seu mais recente smartwatch Gear 2 e o anúncio de hoje de um novo smartphone baseado em Tizen.
É o Samsung Z3, um smartphone que deverá chegar apenas ao mercado indiano ainda durante este mês.
Desenvolvido especificamente para o mercado indiano, tal como indica a Samsung, o novo Samsung assenta naquele que é o sistema operativo que a marca tem vindo investir ao longo dos últimos anos, o Tizen OS.
Além dos seus smartwaches, TVs e máquinas fotográficas, a Samsung lançou no início deste ano o Z1 com Tizen, um smartphone de entrada de gama com um preço a rondar os 100 euros e que teve o seu sucesso relativo, com cerca de 1 milhão de unidades vendidas.
O novo Samsung Z3 já é direccionado para um público mais exigente, ainda assim enquadrado numa gama média/baixa.
É um smartphone com ecrã Super AMOLED de 5 polegadas com resolução de 720 x 1080 píxeis, tem 1 GB de RAM e 8 de armazenamento interno expansível através de micro SD.
Tem um processador Speadtrum quad-core a 1.3 GHz e vem então com o sistema operativo Tizen OS na sua versão 2.3. As câmaras são de 8 MP na traseira e 5 MP na frente e a bateria é de 2600 mAh.
O preço deste smartphone é de 8490 Rupees (cerca de 130 dólares) e será um exclusivo para o mercado indiano.
Fonte: Samsung Tomorrow