Pplware

Samsung DeX Station – 5 coisas que deve saber

A Samsung, aquando do lançamento dos Galaxy S8 e S8+, apresentou um complemento perfeito a estes topos de gama. Não foi propriamente uma novidade no mercado, mas representou uma grande novidade no seio da marca, trata-se da Samsung DeX Station.

Mas afinal o que é e para que serve? Esta é uma dúvida recorrente e hoje contamos-lhe 5 coisas que deve saber sobre ela.


1 – Uma união entre Samsung Experience, Windows 10 e Chrome OS

A Samsung DeX Station é uma doca compatível com os Samsung Galaxy S8, S8+ e Note8, que os transforma em computadores, ligados a um monitor, rato e teclado. Ao haver esta ligação, o utilizador passa a poder usufruir de um sistema que é quase como uma união entre a interface de utilizador móvel da Samsung, a Samsung Experience, e os sistemas operativos da Microsoft e da Google.

 

Esta união pode parecer confusa, mas não. A interface acaba por dar ao utilizador algumas das opções que está habituado a utilizar desde sempre no Windows, como a barra de tarefas com um menu onde estão colocadas todas as apps e onde podem ser fixadas algumas aplicações, ou ações com o botão direito do rato, mas também vai beber um pouco do Chrome OS, com a barra de notificações no canto inferior direito, por exemplo.

No entanto, os ícones das aplicações, a forma como algumas funcionam não deixam margem para dúvidas de que se está perante um equipamento com assinatura Samsung.

Além do mais, através de uma máquina virtual, poderá mesmo aceder ao Windows.


2 – Perfeito para tarefas simples

Não vale a pena criar ilusões. A DeX não veio para substituir um computador para quem necessita de executar tarefas muito exigentes, mas poderá desempenhar um papel crucial para quem tem um Samsung compatível e muitas vezes apenas necessita de tratar de e-mails, escrever uns relatórios, analisar folhas de cálculo, consultar a Internet ou ver uns vídeos no conforto de um desktop.

 

Basta ter um monitor, um teclado e um rato ao seu alcance para executar todas estas tarefas. Além disso, a DeX dispõe de duas portas USB que podem ser utilizadas para colocar uma pen drive ou ligar um disco externo.

Apesar de suportar várias tarefas em simultâneo, chega a um ponto em que a memória do smartphone deixa de conseguir responder de forma fluida, no entanto, se esta questão for bem gerida vai encontrar um sistema muito rápido e sem lag na utilização.


3 – Ventoinha integrada

“E o smartphone, com este tipo de utilização, não pode sofrer de sobreaquecimento?” Esta é outra das questões recorrentes.

Não. A DeX inclui na plataforma onde a traseira do smartphone assenta uma ventoinha de refrigeração que é acionada de vez em quando, de forma a manter a temperatura do Galaxy equilibrada, não havendo por isso sobreaquecimento.


4 – Desbloqueio com um olhar

A segurança do utilizador mantém-se garantida mesmo estando o smartphone ligado à DeX. O utilizador, para lhe aceder, terá que, obviamente, desbloquear o equipamento através do método que tiver ativado, seja ele a impressão digital, o leitor de íris ou o reconhecimento facial.


5 – Optimização das aplicações

A Samsung tem várias aplicações optimizadas de forma perfeita a este sistema, proporcionando uma excelente experiência de utilização, por isso, mesmo que seja fã do browser da Google, por exemplo, na DeX o ideal é mesmo utilizar o da Samsung.

No entanto, nas aplicações de terceiros, como Instagram, Messenger, Lightroom ou o já referido Google Chrome, a experiência de utilização é colocada um pouco em causa… já para não falar dos jogos, que na sua maioria pedem interação com o dedo no ecrã.


Resumindo…

O seu preço ronda os 140€ em Portugal, mas até existem promoções que a colocam a um preço mais interessante quando adquirida em conjunto com o smartphone.

A DeX Station é sem dúvida um excelente complemento aos Galaxy de última geração, mesmo com algumas limitações que aqui apontámos, e espera-se que o S9 venha dar uma nova vida a esta doca.

Exit mobile version