Pplware

Review: Samsung ST1000 – Liga-te ao mundo

Actualmente, qualquer um se pode sentir um fotógrafo dada a quantidade de oferta no mercado neste campo. As câmaras digitais compactas são cada vez mais poderosas chegando por vezes “aos calcanhares” da gama superior.

Hoje trazemos uma análise a um modelo compacto da Samsung, relativamente recente, que se destaca da maioria das câmaras. E porquê? Porque liga-te ao mundo!

Quando estamos com amigos, a tirar fotos, há sempre aquele que diz: “depois tens de copiar todas essas fotos para mim!”, que acabam por nunca ser copiadas por desleixo e esquecimento. Ou então, quando são tiradas fotos em diversos sítios, quando as formos ver uns anos mais tarde, há sempre algumas que não há certezas onde foram tiradas.

A par com estas dificuldades, quando estamos em família e queremos todos ver fotos em conjunto, há sempre o problema de espaço para todos olharem para a câmara ou, mesmo que a câmara tenha um cabo de vídeo para ligar à TV, é sempre maçador ir à procura dele, ligar na tv, etc.

E porquê estar a falar destes problemas aqui? Pois bem, esta fantástica câmara da Samsung não os tem!

As funcionalidades que se destacam e que vamos analisar são:

Caixa e acessórios

Esta câmara é vendida com os seguintes acessórios:

Funcionalidades

GPS Geo-tagging

A antena GPS incluída na ST1000 permite que seja guardada informação na foto relativamente ao local onde foi tirada portanto, as coordenadas. Além disso é possível ver no ecrã o nome da localidade em que nos encontramos. Desta forma é possível ter uma organização diferente nas fotos podendo p.e. criar etiquetas de localização no Google Earth.

Bluetooth, Wi-Fi e DLNA

Hoje em dia todos nós temos um telemóvel com tecnologia bluetooth. Esta é a forma ideal para partilha de fotos com quem esteja próximo de nós. Mas… e para que está longe?

Aí, entra o Wi-Fi que nos permite enviar fotos directamente para endereços de e-mail e para outros serviços, de forma nativa, como o Picasa, facebook, Youtube e Samsung Imaging.

É também possível enviar fotos para, por exemplo, uma TV, desde que tenha a tecnologia DLNA (Digital Living Network Alliance) e dessa forma poder mostrar à família toda, de forma rápida e simples, um álbum de fotografias com elevadíssima qualidade.

Ecrã

Segundo a Samgung, em câmaras fotográficas, este é o ecrã de 3.5” táctil com maior resolução do mundo. De facto, a definição é excelente e impressionou-me assim que olhei para o ecrã pela primeira vez. O ecrã ultra-wide contém 1152 pixéis usando a mesmo tecnologia LCD presente em TV’s e dispositivos móveis. A resolução é cerca de 4 vezes superior à maior das câmaras.

No entanto detectei um pequeno problema: ao olhar para o ecrã a partir de determinados ângulos, é possível observar uns pequenos pontos escuros por todo o ecrã, em forma de grelha. Aparentemente será da “camada” táctil existente no ecrã. Na imagem abaixo, alguns desses pontos são visiveis (estão assinalados) e é possível vê-los em pormenor, bem como a reduzida dimensão dos pixéis. Não é nada crítico mas por vezes pode não ser agradável.

Relativamente à ligação à TV com recurso ao adaptador RCA, tudo funciona extremamente bem. Assim que a imagem passa para o ecrã da TV, deixa de existir imagem no ecrã da câmara e passamos a ver um cursor no ecrã. Esse cursor é controlado pelo próprio ecrã da câmara, de forma táctil, com se fosse um touch-pad. Este pormenor está muito bem conseguido.

Câmara

A objectiva é ultra-compacta, não saindo sequer para fora da estrutura da câmara. Permite gravar vídeo de alta definição com resolução máxima de 1280x720p a 30 frames por segundo. Usa o formato de codificação H.264 que nos dá, em média, duas vezes mais capacidade de gravação que no formato MPEG4. Perante toda esta qualidade de vídeo seria bom usar uma interface de ligação digital para uma TV, ponde de parte a ligação RCA. Pois bem, é possível adquirir, à parte, um adaptador mini-HDMI para poder desfrutar da máxima qualidade.

Graças ao acelerómetro incluído na câmara, é possível recorrer a algumas funções de forma rápida, usando apenas gestos com a câmara, tais como rodar fotos, percorrer o álbum de fotografias e escolher modos fotográficos. É possível observar tudo isso no vídeo da análise.

Esta ST1000 inclui um sensor CCD de 12.2 mega pixels aliado a uma lente Schneider‑KREUZNACH de elevada qualidade (VARIOPLAN 6.3-31.5mm 1:3.64.8) e zoom óptico de 5x. Tem dupla estabilização de imagem e sensibilidade ISO 3200, permitindo minimizar o ruído e capturar fotos em ambientes de baixa luminosidade.

Para os menos entendidos em fotografia, podem contar com um modo automático inteligente “Smart Auto” que analisa os elementos chave da imagens (cor, brilho, movimento e objecto) e, a partir daí ajusta-se automaticamente de modo tirar sempre fotos com a máxima perfeição.

Tem reconhecimento automático de caras, permitindo o foco simultâneo, e permite seleccionar as caras que se querem focar, até um máximo de 20. A ST1000 faz uma indexação de todas as caras existentes nos álbuns e, dessa forma, é possível fazer uma pesquisa “por cara”! Existem outras opções de omissão de caras, desfocar tudo excepto a cara, adicionar neve, etc.

É também possível escolher o ponto de foco pretendido, independentemente se é ou não uma cara. Por vezes é bastante útil, dado o ponto de foco normalmente se encontrar sempre no centro da imagem e não ser sempre o que realmente é pretendido.

Na memória interna da máquina, de 32MB, existe uma aplicação “Samsung intelli-studio” que permite catalogar, editar e partilhar todas as fotos de forma simples e rápida.

Existe ainda uma funcionalidade extra, amiga do utilizador, que não é mais que uma reciclagem. Após apagar fotografias, todas elas são guardadas num ficheiro chamado “Recycle Bin”, permitindo aceder a imagens que possam ter sido acidentalmente apagadas.

[GIF demonstrativo do menu de opções completo]

Qualidade de imagem

Não é objectivo desta análise detalhar os pormenores de qualidade fotográfica, até porque isso fica para “os entendidos”. No entanto, como comparação, usei a minha modesta Sony Cyber-shot DSC-W120 e tirei 2 fotos, em ambas as câmaras, nos mesmos modo e ambiente.

Samsung vs Sony #1

Samsung vs Sony #2

Pessoalmente, prefiro as fotos da Sony. Talvez seja, ou não, por estar mais habituado à Sony mas todas as cores me parecem mais vivas, com maior equilíbrio e mais coerentes com a realidade.

Relativamente à definição, talvez esteja “ela por ela”, tendo em conta que são 12.2MP contra 7.2MP. Será possível ver esse pormenor mais detalhadamente nas fotos originais. O link para download encontra-se no final do artigo. Também no final do artigo está o link para exemplos de fotos da ST1000 em vários modos.

Seria conveniente poder observar o detalhe com que são capturadas e focadas várias caras. Como não sou fotógrafo e não conheço nenhum grupo disposto à exposição neste sítio, fica esse detalhe por “esmiuçar”.

Apreciação final

Sendo já possuidor de uma câmara digital de baixa gama, fiquei fascinado com o enorme leque de funcionalidades e extras com que esta Samsung ST1000 nos brinda. Como se viu, apesar da qualidade de imagem não impressionar, todo o interface é bastante simples e amigo do utilizador. O tempo de início da câmara é bastante rápido, a rondar os 2 segundos, ideal para apanhar um momento em flagrante!

Nesta “altura do campeonato” em que a tecnologia sem-fios está presente por todo o lado, esta câmara é quase um “bem essencial” para quem gosta de andar sempre a guardar e a partilhar os melhores momentos.

Aproveito aqui para referir o que de pior encontrei nesta câmara: o posição da lente! Por várias vezes, ao tirar uma foto, algum dos dedos da mão esquerda que pega na câmara ficou não intencionalmente no campo de captura da lente. Além de mim, mais pessoas pegaram na câmara e esse facto foi verificado várias vezes. Na imagem abaixo pode-se verificar essa proximidade.

Devo também dizer que, ao fazer uma pesquisa de dispositivos bluetooth, a câmara bloqueou completamente deixando de responder a qualquer acção. Foi necessário retirar a bateria e iniciá-la novamente.

É possível adquirir esta câmara em Portugal com preços a rondar os 330€ que, na minha opinião, fazem desta câmara uma óptima compra.

Password: pplware.sapo.pt


Fotos comparativas entre Samsung e Sony [13.9MB]
Exemplos de fotos da Samsung ST1000 [91.4MB]
Especificações completas: Samsung ST1000

Exit mobile version