Ao longo das últimas semanas, o Pplware teve oportunidade de analisar o mais recente terminal da NDrive. O aclamado telemóvel português, que vem colmatar as falhas do S300, também desta empresa nacional, promete ser sucesso de vendas e abrir espaço à marca entre os gigantes do mercado dos Pocket PC.
Bem acompanhado Ao adquirir o NDrive S400 receberá também vários outros acessórios para que possa tirar o máximo deste equipamento. Para além dos manuais de utilizador e CD’s de instalação encontrará também:
- 1 Cartão de memória microSD de 4GB
- 1 Adaptador para cartões de memória miniSD
- 1 Cabo de dados USB/mini-USB
- 1 Cabo TV-Out
- 1 Transformador
- 1 Stylus extra
- Auricular
Curioso neste equipamento é o facto do carregador não ser mais que um adaptador de corrente ao qual deve ligar o cabo de dados USB/mini-USB incluído. E que vantagens traz esta opção para o consumidor? Ainda que perca ou danifique o cabo de dados poderá facilmente, e por preços mínimos, encontrará um novo em qualquer loja da especialidade. Além disso, e se, pelo contrário, perder o transformador, basta ligar o equipamento ao computador para o deixar a carregar. Nota positiva também para a inclusão do cabo para utilizar com a saída de vídeo deste terminal, extremamente bem-vinda.
Finalmente, será impossível deixar de mencionar os auscultadores/auriculares incluídos por omissão. Sendo este um dos acessórios mais utilizados por quem usa (passe a redundância) com frequência o telemóvel, e tendo em conta o público alvo do NDrive S400, a qualidade de construção e de som, bem como o aspecto, poderia ser consideravelmente melhorada. Além disso, o facto de ser utilizado um jack de 2.5 mm e a dificuldade em arranjar auscultadores alternativos (geralmente de 3.5 mm) poderia ser aproveitado para benefício da própria marca que, caso dedicasse um pouco mais de atenção a este acessório “oficial”, estaria a dar mais visibilidade e a promover a utilização dos seus produtos.
À primeira vista Embora não seja o último grito do mundo da moda nem prenda instantaneamente o seu olhar, o visual do NDrive S400 transpira seriedade e robustez, conjugados na derradeira máquina de produtividade. O aspecto simples permite-lhe passar frequentemente despercebido e tornam-no até difícil de descrever. Pouco exuberante mas de aspecto profissional e poderoso, está desenhado para resistir a uma utilização intensiva, para quem precisa de tudo, a todo o instante, na palma da mão.
No que à qualidade de construção e materiais diz respeito, o revestimento polido e suave, glossy, semelhante a borracha, deixa poucas marcas e permite um encaixe firme e seguro na sua mão. Relativamente às dimensões, apenas a espessura penaliza ligeiramente o terminal face à concorrência. Ainda assim, a curvatura que apresenta em toda a lateral acaba por disfarçar os seus quase dois centímetros de espessura. O seu peso, de 155 gramas (116 sem bateria), é também bastante razoável para um equipamento deste tipo, acabando por não fugir em muito aos padrões actuais.
O ecrã, VGA de 2.8 polegadas, mostra-se bastante adequado às dimensões do equipamento. Com uma excelente visibilidade e contraste, mesmo em situações de bastante luminosidade, apresenta-se, como vem sendo apanágio neste tipo de terminais, colocado à superfície da carcaça do dispositivo. No entanto, nem por isso o NDrive S400 se torna fácil de utilizar sem a stylus…
E que mais vemos afinal no exterior do NDrive S400? Na parte frontal, além da tecla de navegação, o d-pad direccional, há ainda a mencionar, no centro deste, uma tecla central, o enter, o microfone, à esquerda, e as habituais teclas verde, para atender ou efectuar chamadas, e vermelha, ou de fim, para desligar ou voltar ao ecrã “Hoje”.
Na porção superior encontramos, obviamente, o auscultador, ao centro, e do lado esquerdo uma câmara secundária VGA acompanhada por um LED que, embora a cair em desuso na maioria dos equipamentos, se revela neste caso extremamente útil. Por exemplo, caso veja uma luz vermelha cintilante saberá imediatamente de que tem uma chamada não atendida, uma mensagem recebida ou mesmo um alarme, compromisso ou tarefa a pedir atenção. Outras cores e combinações de luzes constantes e intermitentes indicam-lhe rapidamente se o seu S400 ainda está em carregamento, se tem o Wi-Fi ou Bluetooth activo, entre outras informações.
A parte de trás dá acesso, por uma tampa deslizante, à bateria e à entrada para o cartão SIM. Encontramos também aqui, em cima, a câmara principal, para captura de imagens de alta resolução (até 3 megapixels) e gravação de vídeo, e o altifalante, para ouvir música ou utilizar em modo mãos livres. Por fim, no canto inferior esquerdo temos a indispensável caneta, ou stylus, e, no lado oposto, uma pequena ranhura que poderá eventualmente utilizar para fazer passar uma fita e exibir o seu investimento ao pescoço.
Na face lateral esquerda encontrará, de cima para baixo, a scroll wheel, para uma navegação rápida pelos menus, uma tecla com a função de minimizar ecrãs e aplicações, bem como de abrir o menu iniciar, a saída de TV e a entrada para cartões de memória microSD compatíveis. Esta última representa na verdade aquele que é o maior ponto fraco ao nível de construção deste terminal. O sistema de fecho da pequena tampa, embora não propriamente frágil, não é o mais eficaz, levando a aberturas acidentais demasiado frequentes. Além disso, quando aberta, o cartão de memória é automaticamente ejectado, podendo conduzir a perdas de informação.Por sua vez, na face lateral direita, começamos por observar o conector de 2.5 mm, para auriculares e auscultadores compatíveis, o conector mini-USB, o pequeno orifício para reset e a tecla de captura de ambas as câmaras.
O botão Power, para ligar e desligar o aparelho, é a única tecla no topo do S400.
O PDA mais rápido do mercado É ao olhar para as especificações técnicas do NDrive S400 que nos apercebemos definitivamente do potencial deste equipamento.
- Sistema Operativo: Windows Mobile 6.1 Professional
- Processador: Marvell PXA310 (624MHz) + Qualcomm MSM6280
- Memória: 128 MB RAM / 256 MB ROM
- Ecrã: Táctil de 2,8” VGA
- Câmara fotográfica: 3 megapixels com autofocus
- Câmara secundária VGA
- Memória interna: de 256MB com suporte para cartão de memória microSD até 32 GB
- Conectividade: Wi-Fi , Bluetooth 2.0, USB 2.0
- Quad-band GSM, 850/900/1800/1900MHz, GPRS e EDGE
- Tri-Band UMTS 850/1900/2100, HSDPA a 7.2Mbps
- GPS/A-GPS SIRF III de 20 canais
- TV-Out
- Rádio FM com RDS
- Acelerómetro (G-Sensor)
- Bateria: 1500 mAh
- Dimensões: 110x60x20mm
- Peso: 155g
A memória interna, algo reduzida, é compensada pela oferta do cartão microSD de 4GB, tal como já tínhamos referido no início deste artigo. A memória RAM, de 128MB, poderá também limitar a execução de diferentes aplicações simultaneamente. No entanto, pouco mais se pode pedir de um terminal como este que se apresenta, inevitavelmente, entre os mais completos e bem equipados do mercado.
No VsBenchmark 2007, o NDrive S400 conseguiu um espantoso resultado de 3560.
O máximo de produtividade Agora que vimos e analisámos já o exterior do NDrive S400, é tempo de avaliar o seu desempenho enquanto ferramenta de trabalho. Sim, mais do que um simples telemóvel ou PDA, o S400 é uma ferramenta de trabalho da qual poderá extrair o máximo de produtividade. Como vimos, as suas excelentes especificações técnicas permitem-lhe uma performance acima da média. Na verdade, a nível de funcionalidades, posso dizer que, ao longo dos vários dias em que tive oportunidade de utilizar este equipamento, não senti falta de absolutamente nada. GPS, internet, e-mail, calendários e listas de tarefas, SMS, MMS, videochamadas… Está tudo no seu bolso! E se não estiver, certamente encontrará na web a aplicação necessária, alargando assim as capacidades do Windows Mobile.
Jogos? Para além dos jogos habituais, Bubble Breaker e Solitário, o NDrive S400 oferece ainda o Marble, um jogo controlado com o acelerómetro que equipa este dispositivo.
Neste jogo, cujo estilo segue o de outros, já presentes em dispositivos como o Nokia N95 e o Apple iPhone, basta inclinar o aparelho na direcção em que pretende fazer deslizar a bola. No entanto, mostra-se frequentemente lento na reacção ao movimento e pouco fluído. Há ainda a apontar uma pequeníssima falha: enquanto joga, a retroiluminação do ecrã acaba por se desligar ao fim de algum tempo. Um pequeno bug que poderia ser facilmente corrigido. 😉
Office? Precisa dos seus documentos, das suas folhas de cálculo ou das suas apresentações e slideshows sempre consigo? O NDrive S400 oferece o Office Mobile, uma das melhores ferramentas de produtividade para Windows Mobile.
GPS? Como não poderia deixar de ser num dispositivo móvel da NDrive, o S400 é provavelmente o PDA mais bem equipado neste aspecto, com o excelente software de localização da NDrive.
O receptor interno do S400 faz um magnífico trabalho, conseguindo “fixar” vários satélites em poucos segundos, mesmo em locais fechados.
Música? Para além do Windows Media Player, que poderá utilizar para reproduzir as suas músicas preferidas, poderá também ouvir Rádio FM no NDrive S400. Basta ligar o auricular ao dispositivo e sintonizar na sua estação favorita!
E que mais? Para melhorar a sua experiência, o NDrive S400 vem também equipado com o conhecido SPB Mobile Shell, que permite explorar de forma fácil todos os recursos do terminal e garante uma utilização fácil e intuitiva.
O TouchPal, um inovador teclado para Windows Mobile, faz também parte da extensa lista de aplicações deste terminal. Embora seja sem dúvida uma mais valia, a curva de aprendizagem deste software é bastante grande e não será certamente a melhor opção se preferir utilizar os dedos em alternativa à stylus…
Há ainda a destacar o SmartToday, um plugin muito útil para o ecrã Hoje que mostra, em 3 painéis diferentes, um relógio e calendário, atalhos para as suas aplicações preferidas e acesso rápido a diferentes ferramentas e definições.
Mas não ficamos por aqui, nada mais útil que um bom gravador de áudio!
E o último destaque, o gestor de ligação do NDrive S400 que, numa interface intuitiva, fácil de utilizar e, diria, até um pouco iPhone-style, permite colocar o terminal em Modo Voo, para uma utilização segura em ambientes sensíveis a frequências rádio, activar e desactivar o próprio telefone, o Wi-Fi, Bluetooth e GPRS.
E como se aguenta a bateria? É esta a pergunta que o deve atormentar neste momento. Com tanto para explorar neste dispositivo, certamente estará a imaginar a bateria do seu NDrive S400 esvaziar que nem um copo de sumo numa tarde de verão… Mas não! Este terminal mostrou-se capaz de aguentar um dia inteiro de experiências em que explorei todos os seus recursos. Após 15 horas de várias chamadas, muitas SMS trocadas, uma outra aplicação instalada, algum tempo de navegação na Web e umas pequenas brincadeiras com o receptor GPS, a bateria deu de si e tudo o que tive de fazer foi ligar o aparelho ao computador e aproveitar para passar mais algumas músicas e ficheiros para o cartão miniSD, enquanto, calmamente, o S400 recuperava energias.
No dia seguinte, nova prova de esforço para o NDrive S400, que “obriguei” a reproduzir continuamente um pequeno filme, de 320×240 pixels, com o brilho do pequeno ecrã no máximo. E o resultado? Mais de 4 horas de reprodução sem parar, mais do que suficiente para se entreter, por exemplo, em viagens!
Ao terceiro dia, e não ao sétimo, como Deus, o NDrive S400 descansou. Com uma utilização bastante reduzida e esporádica, o terminal aguentou-se durante mais de 36 horas, um resultado bastante razoável para o tipo de equipamento que tomamos em consideração.
Câmara Fotográfica Numa altura em que começam a surgir no mercado terminais com 5 ou até mesmo 8 megapixels, os 3.0 megapixels da câmara fotográfica do S400, e que, durante muito tempo, foram quase standard, começam a parecer reduzidos. Para piorar a situação, a câmara fotográfica do NDrive S400, embora equipada com autofocus, não inclui flash. Ainda assim, a qualidade das fotos é bastante aceitável se apenas pretender capturar um momento, uma situação, sem necessidade de grandes efeitos ou qualidade – afinal, é mesmo este o objectivo das câmaras neste tipo de dispositivos.
Aqui ficam algumas fotos, a título de exemplo, tiradas com a câmara fotográfica principal do NDrive S400. Clique sobre as miniaturas para descarregar os ficheiros originais.
O dispositivo suporta uma resolução de captura de imagem de 2048×1536 pixels. As câmaras produzem imagens no formato JPEG. Os clips de vídeo são gravados em formato de ficheiro MPEG-4 com a extensão .mp4 ou em formato de ficheiro 3GPP com a extensão .3gp.
O NDrive S400 em ecrã grande Ver filmes e clips de vídeo, abrir documentos, navegar na internet ou falar com os seus contactos no Windows Live Messenger, tudo isto na sua televisão. Parece coisa do futuro? Talvez não. Graças à saída de vídeo que equipa o NDrive S400, tudo isto, e ainda mais, é possível!
Com o cabo para o efeito, que, como referimos, integra os acessórios deste equipamento, poderá também ligá-lo a um monitor ou mesmo a um projector, através de um conector VGA. No entanto, note bem, o NDrive S400 vem equipado com uma saída de vídeo, e não de AV, impossibilitando a transmissão de áudio…
Outros segredos do acelerómetro Para além de permitir brincar com o jogo Marble, de que falámos mais acima, o sensor de movimento do NDrive S400 permite ainda uma útil funcionalidade que dá pelo nome de Shake Control. Com o shake control basta abanar o terminal para atender chamadas, para mudar para a música ou imagem anterior ou seguinte (abanando para a direita ou para a esquerda) e até mesmo para desligar um alarme. Obviamente, não será de todo o mais prático e raramente irá utilizar esta função, que acaba por servir apenas como uma espécie de proof of concept.
Para além disto, o acelerómetro permite ainda a habitual rotação do ecrã, entre o modo retrato (vertical) e paisagem (horizontal), quando está a visualizar imagens. A rotação não é propriamente rápida, especialmente se a imagem também não for propriamente leve, e é até bastante fácil baralhar o sensor, que fica sem saber em que posição está de facto o dispositivo. Não obstante, é com certeza uma mais valia para este terminal.
A fechar… Se acha que já viu tudo, fique a saber que há ainda mais para descobrir no NDrive S400. Na verdade, só após um bom período de utilização conseguirá dominar em pleno todas as capacidades deste terminal. Ainda que as falhas apontadas ao longo desta análise tenham algum peso na classificação final do S400, estas acabam por parecer minúsculas no oceano de funções que este equipamento oferece, um dos mais completos actualmente. Falhas assim estão presentes em todo e qualquer produto e devem sempre ser levadas em conta, mas apenas quando confrontadas com os pontos fortes do mesmo. E quais são os pontos fortes do NDrive S400? As excelentes especificações técnicas, no que toca a hardware, que permitem uma performance muito acima da média, o magnífico receptor de GPS, a óptima qualidade do ecrã, o design discreto, entre muitos outros. Recomenda-se? Sim, sem dúvida!