Pplware

Análise iPhone 3G em português

Depois de uma semana de conviver com o iPhone 3G, e com o desafio colocado pelo pplware resolvi elaborar uma review do iPhone.

Não o faço com qualquer pretensão jornalística, apenas pretendo dar a minha opinião como utilizador de telemóveis que já passou pela Nokia, Siemens, Sony Ericson, Motorola e Mio.

O iPhone chegou-me às mãos no dia 11 de Junho, data de lançamento mundial. Desde então, substituí de imediato o meu Nokia E61i por forma a testar todas as funcionalidade. De referir que a utilização que faço do meu telemóvel se centra no Email, telefone e calendário (pelo menos até à chegada do iPhone).

Gasto cerca de 2 horas de chamadas por dia e recebo cerca de 50 emails, dos quais tenho que responder em movimento a cerca de 10. O calendário serve essencialmente para registar notas e me lembrar dos compromissos. Assim, esta análise centra-se nesta utilização e em tudo o que de novo nos traz o equipamento (certamente que algumas coisas ficaram ainda por descobrir).

A Favor

Hardware

O Design exterior e qualidade dos materiais utilizados. O ecrã é super resistente e o plástico de trás (que afinal não é plástico) ao fim de uma semana de uso normal não apresenta um único risco;

A elevada luminosidade do ecrã facilita o uso do iPhone em condições de extrema luminosidade;

O Acelerometro que nos permite variadíssimas aplicações, seja em jogos ou na estrutura dos menus do software. Como por exemplo beber um copo de cerveja;

Botão de suspender e início convidam a uma navegação simples em todo o equipamento.

Botão se suspender eleva a possibilidade de poupança de energia pois desliga por completo o ecrã no momento do toque.

Software

Efeitos gráficos magníficos em toda a navegação pelos diferentes programas.

Ao contrário do que estava à espera, o teclado é de fácil adaptação e possui correcções automáticas e sugestões o que facilita a escrita na maior parte dos casos.

Claro que tenho que considerar que não é de tão rápida escrita como o Nokia E61i ou qualquer equipamento com escrita T9, contudo é muito superior aos teclados dos PDA’s. Acrescenta-se ainda a possibilidade de num simples clique, mudar de teclado português para inglês.

A lupa, para uma selecção precisa do local onde se pretende escrever. O que com um stylus muitas vezes era difícil fazer, ficou facilitado mesmo com a ponta do dedo.

Funcionalidade de Push para detentores do MobileMe. O Microsoft Exchange está (comigo) a dar alguns problemas de sincronização.

Detecção imediata de redes wi-fi às quais se poderá ligar sem acção do utilizador.

Serviço de Localização que permite o registo de local onde uma foto foi tirada ou onde escrevemos um post no nosso blog. O facto de detectar vários dedos, permite divertimentos a dois como no caso do jogo Tennis4Two ou o zoom em fotografias e páginas web.

Embora também possa ser apontado como um contra, o facto de não ser possível correr aplicações em background é uma mais valia para a estabilidade e performance do equipamento.

A navegação e organização nos ecrãs da homepage é eficaz e muito rápida.

Nas Definições podemos ter acesso a dados de utilização em minutos, da utilização desde a última carga completa. Função essencial para o controlo das performances da bateria;

Acelerometro com muitas aplicações, como por exemplo undo, navegação entre janelas, jogos, etc. Nos jogos esta funcionalidade torna o divertimento muito além do imaginado. É quase como ter uma Wii na palma das mãos.

Pouco se poderá dizer da qualidade do iPod no iPhone, apenas dizer que é muito melhor que o iPod original com a possibilidade de reprodução de vídeos de alta qualidade num ecrã de consideráveis dimensões.

[01] [02] [03] [04]

Nas Fotos podemos ter uma moldura interactiva em qualquer lado. As funções de zoom e rotação tornam a experiência ainda mais divertida.

A integração do GPS no Google Maps e as funcionalidade avançadas que a aplicação oferece, coloca-nos nas mãos um guia de qualquer cidade que possamos visitar.

Ao contrários dos POI’s disponíveis nos terminais gps, esta aplicação permite a visualização de informação que poderá ser actualizada ao minuto. Claro que estamos sempre dependentes do trabalho feito no Google. A visualização de uma morada de um contacto existente no livro de endereços não podia ser mais simples. Um simples toque e lá está o pin no mapa.

Adicionar um contacto através de informações recolhidas no Google maps não poderia ser mais simples.

A aplicação de email com função de push mail. No Gmail que não possui esta funcionalidade, há sempre a possibilidade de fetch que mais não é que a sincronização em períodos programados (a partir de 15 minutos).

O facto da sincronização do software se centrar no iTunes, torna a sincronização num processo extremamente simples que pode efectuar um backup completo de cada vez que se liga o iPhone ao computador.

A possibilidade de actualização do software do equipamento sem que os dados sejam perdidos. A função slide para algumas funções torna quase impossível o accionamento acidental.

As conversações via sms ficam agrupadas por contactos, permitindo o acompanhamento da conversa estilo Messenger.

Tirar ScreenShots para mostrar algum problema ou simplesmente para divulgar a Homepage, é tão simples como premir dois botões. Não é preciso nenhum software adicional.

A forma estilo Slot Machine para ajustar as horas facilita imenso.

Salvar as imagens de um email ou de uma página de Internet é extremamente simples.

Telemóvel

A qualidade do som, que antes era cravejada de ruídos e sons esquisitos é agora límpida e de uma qualidade muito elevada.

A forma de atendimento das chamadas torna-se impossível de fazer acidentalmente, sobretudo quando o equipamento está bloqueado

Quantas vezes já não lhe aconteceu ter um número duplicado no Livro de Endereços e sempre que recebia uma chamada desse número, apenas o número era mostrado? No iPhone isso não se passa.

Ele apresenta um dos contactos e dá a informação que o mesmo número esta presente em mais x contactos. Há muito tempo que estava à espera de uma solução para este problema que acontecia com frequência nos meus Nokia.

É possível criar Labels para os vários telefones de um contacto. Por exemplo, Assistente, Loja A, Escritório.

A gestão dos dispositivos disponíveis para efectuar a chamada não podia ser mais simples.

Não se enquadra nesta análise a avaliação do equipamento com base nas centenas de aplicações que já foram desenvolvidas para eles. É contudo de salientar, o facto de existir uma APP Store disponível no equipamento ou no iTunes, que lhe acrescenta potencialidades quase infinitas à distância de um dedo.

Eu já experimentei muitas delas, algumas tive mesmo que as comprar, e posso garantir que no futuro o iPhone será uma plataforma tão desejada como Mac OS, Windows ou Linux.

De referir que a aplicação que dá acesso à APP Store, numa característica semelhante ao Push Mail, avisa-nos sempre que existe uma actualização de uma aplicação que temos instalada.

Contras

Hardware

Software

 

Conclusão

Só mesmo comprando um e levando ao máximo é que se consegue gostar dele. É uma experiência completamente nova embora por vezes frustrante. O iPhone não é um telemóvel vulgar, é um iPhone e para isso é preciso saber usá-lo, o que não é nada difícil…, mas é também preciso abdicarmos de algumas funções que dávamos como adquiridas em equipamentos anteriores.

No meu ponto de vista, a maior vantagem do iPhone reside nos milhares de programadores que estão ansiosos em desenvolver aplicações específicas para iPhone, o que lhe dará sem dúvida muitos mais uns cavalos de potência. Embora o possa desaconselhar a quem viva de SMS’s, não hesito a aconselhar a quem telefona muito e quer ter na palma da mão uma plataforma de acesso a um sem número de serviços.

Quem quiser conhecer um pouco mais por dentro, é só ler algumas sugestões deixadas pela Apple aqui.

NOTA: Este review foi desenvolvido por João Coutinho para o Pplware.

Exit mobile version