Depois de uma semana de conviver com o iPhone 3G, e com o desafio colocado pelo pplware resolvi elaborar uma review do iPhone.
Não o faço com qualquer pretensão jornalística, apenas pretendo dar a minha opinião como utilizador de telemóveis que já passou pela Nokia, Siemens, Sony Ericson, Motorola e Mio.
O iPhone chegou-me às mãos no dia 11 de Junho, data de lançamento mundial. Desde então, substituí de imediato o meu Nokia E61i por forma a testar todas as funcionalidade. De referir que a utilização que faço do meu telemóvel se centra no Email, telefone e calendário (pelo menos até à chegada do iPhone).
Gasto cerca de 2 horas de chamadas por dia e recebo cerca de 50 emails, dos quais tenho que responder em movimento a cerca de 10. O calendário serve essencialmente para registar notas e me lembrar dos compromissos. Assim, esta análise centra-se nesta utilização e em tudo o que de novo nos traz o equipamento (certamente que algumas coisas ficaram ainda por descobrir).
A Favor
– Hardware
O Design exterior e qualidade dos materiais utilizados. O ecrã é super resistente e o plástico de trás (que afinal não é plástico) ao fim de uma semana de uso normal não apresenta um único risco;
A elevada luminosidade do ecrã facilita o uso do iPhone em condições de extrema luminosidade;
O Acelerometro que nos permite variadíssimas aplicações, seja em jogos ou na estrutura dos menus do software. Como por exemplo beber um copo de cerveja;
Botão de suspender e início convidam a uma navegação simples em todo o equipamento.
Botão se suspender eleva a possibilidade de poupança de energia pois desliga por completo o ecrã no momento do toque.
– Software
Efeitos gráficos magníficos em toda a navegação pelos diferentes programas.
Ao contrário do que estava à espera, o teclado é de fácil adaptação e possui correcções automáticas e sugestões o que facilita a escrita na maior parte dos casos.
Claro que tenho que considerar que não é de tão rápida escrita como o Nokia E61i ou qualquer equipamento com escrita T9, contudo é muito superior aos teclados dos PDA’s. Acrescenta-se ainda a possibilidade de num simples clique, mudar de teclado português para inglês.
A lupa, para uma selecção precisa do local onde se pretende escrever. O que com um stylus muitas vezes era difícil fazer, ficou facilitado mesmo com a ponta do dedo.
Funcionalidade de Push para detentores do MobileMe. O Microsoft Exchange está (comigo) a dar alguns problemas de sincronização.
Detecção imediata de redes wi-fi às quais se poderá ligar sem acção do utilizador.
Serviço de Localização que permite o registo de local onde uma foto foi tirada ou onde escrevemos um post no nosso blog. O facto de detectar vários dedos, permite divertimentos a dois como no caso do jogo Tennis4Two ou o zoom em fotografias e páginas web.
Embora também possa ser apontado como um contra, o facto de não ser possível correr aplicações em background é uma mais valia para a estabilidade e performance do equipamento.
A navegação e organização nos ecrãs da homepage é eficaz e muito rápida.
Nas Definições podemos ter acesso a dados de utilização em minutos, da utilização desde a última carga completa. Função essencial para o controlo das performances da bateria;
Acelerometro com muitas aplicações, como por exemplo undo, navegação entre janelas, jogos, etc. Nos jogos esta funcionalidade torna o divertimento muito além do imaginado. É quase como ter uma Wii na palma das mãos.
Pouco se poderá dizer da qualidade do iPod no iPhone, apenas dizer que é muito melhor que o iPod original com a possibilidade de reprodução de vídeos de alta qualidade num ecrã de consideráveis dimensões.
Nas Fotos podemos ter uma moldura interactiva em qualquer lado. As funções de zoom e rotação tornam a experiência ainda mais divertida.
- O facto de ser 3G, o iPhone tirar o máximo partido do Youtube.
A integração do GPS no Google Maps e as funcionalidade avançadas que a aplicação oferece, coloca-nos nas mãos um guia de qualquer cidade que possamos visitar.
Ao contrários dos POI’s disponíveis nos terminais gps, esta aplicação permite a visualização de informação que poderá ser actualizada ao minuto. Claro que estamos sempre dependentes do trabalho feito no Google. A visualização de uma morada de um contacto existente no livro de endereços não podia ser mais simples. Um simples toque e lá está o pin no mapa.
Adicionar um contacto através de informações recolhidas no Google maps não poderia ser mais simples.
A aplicação de email com função de push mail. No Gmail que não possui esta funcionalidade, há sempre a possibilidade de fetch que mais não é que a sincronização em períodos programados (a partir de 15 minutos).
O facto da sincronização do software se centrar no iTunes, torna a sincronização num processo extremamente simples que pode efectuar um backup completo de cada vez que se liga o iPhone ao computador.
A possibilidade de actualização do software do equipamento sem que os dados sejam perdidos. A função slide para algumas funções torna quase impossível o accionamento acidental.
As conversações via sms ficam agrupadas por contactos, permitindo o acompanhamento da conversa estilo Messenger.
Tirar ScreenShots para mostrar algum problema ou simplesmente para divulgar a Homepage, é tão simples como premir dois botões. Não é preciso nenhum software adicional.
A forma estilo Slot Machine para ajustar as horas facilita imenso.
Salvar as imagens de um email ou de uma página de Internet é extremamente simples.
– Telemóvel
A qualidade do som, que antes era cravejada de ruídos e sons esquisitos é agora límpida e de uma qualidade muito elevada.
A forma de atendimento das chamadas torna-se impossível de fazer acidentalmente, sobretudo quando o equipamento está bloqueado
Quantas vezes já não lhe aconteceu ter um número duplicado no Livro de Endereços e sempre que recebia uma chamada desse número, apenas o número era mostrado? No iPhone isso não se passa.
Ele apresenta um dos contactos e dá a informação que o mesmo número esta presente em mais x contactos. Há muito tempo que estava à espera de uma solução para este problema que acontecia com frequência nos meus Nokia.
É possível criar Labels para os vários telefones de um contacto. Por exemplo, Assistente, Loja A, Escritório.
A gestão dos dispositivos disponíveis para efectuar a chamada não podia ser mais simples.
Não se enquadra nesta análise a avaliação do equipamento com base nas centenas de aplicações que já foram desenvolvidas para eles. É contudo de salientar, o facto de existir uma APP Store disponível no equipamento ou no iTunes, que lhe acrescenta potencialidades quase infinitas à distância de um dedo.
Eu já experimentei muitas delas, algumas tive mesmo que as comprar, e posso garantir que no futuro o iPhone será uma plataforma tão desejada como Mac OS, Windows ou Linux.
De referir que a aplicação que dá acesso à APP Store, numa característica semelhante ao Push Mail, avisa-nos sempre que existe uma actualização de uma aplicação que temos instalada.
Contras
– Hardware
- Botão de silêncio, que poderá ser bom para se ligar rapidamente, mas está sujeito a desactivações acidentais (a mim já me aconteceu).
- A base arredondada e extremamente lisa da parte de trás, dá a sensação que o equipamento nunca está seguro nas mãos.
- Não há acesso à bateria para poder ter uma de reserva (contudo, podemos sempre optar por uma bateria recarregável)
- Não existe um led de alerta para quando existe uma chamada perdida ou um email não ligo. Certamente que poderá haver uma solução em termos de software, mas será que vai haver?
- Os acessórios dos iPod’s não são compatíveis com o iPhone. Não posso por isso ligar o iPhone ao iPod WiFi.
- O Gps não parece capaz de vir a suportar uma aplicação como TomTom (mas temos que esperar para ver)
– Software
- Não é possível fazer Copy & Past
- Não é possível seleccionar tudo, por exemplo emails ou sms’s para poder apagar tudo de uma vez só
- Não existe a possibilidade de mostrar na homepages dados que poderiam ser importantes como os eventos do dia.
- A solução encontrada para os acentos da língua portuguesa é muito engenhosa, mas peca por muito lenta
- Tendo a experiência do opera mini no meu Nokia E61i, o Safari fica muito atrás, sobretudo na rapidez de navegação. O Voltar atrás no opera mini é imediato pois não recarrega a página novamente, no Safari, volta a carregar o que torna a navegação em algumas páginas muito lenta.
- Não existe ainda suporte flash, o que torna a visita a alguns sites impossível.
- Alguns processos foram de tal forma simplificados que deixaram de fora algumas opções que normalmente dão jeito.
- Em Portugal o Visual Voice mail não funciona.
- No Email não é permitida a selecção de tempo activo e inactivo o que nos obriga receber email’s à noite
- Os ring tones não são livres. Apenas a partir de músicas compradas.
- Ausência do Finder (equivalente ao Explorador do Windows) o que torna os 16 GB em espaço demasiado morto. Claro que a gestão pode ser sempre feita com recurso a um cabo usb.
- Não existe forma de efectuar qualquer procura geral no equipamento. Nos nokias existe o In divice Search que nos permite procurar um determinado nome no livro de endereços, calendário, notas, arquivos, etc.
- Não existem perfis de som. Ou toca, ou não toca. Não é que eu não use apenas esses dois, mas na realidade, poderá ser necessário configurar mais do que dois e no iPhone isso não é possível
- Não é possível a escolha de sons diferentes para email’s, sms e calendário
- Inexistência de um software de navegação com indicações auditivas.
- Não é possível apagar uma sms que se encontre numa conversação. Apenas é possível apagar toda a conversação.
- Não é possível enviar contactos via bluetooth
- Não trás instalado nenhum cliente de mensagens instantâneas como o iChat, Messenger ou IM.
Conclusão
Só mesmo comprando um e levando ao máximo é que se consegue gostar dele. É uma experiência completamente nova embora por vezes frustrante. O iPhone não é um telemóvel vulgar, é um iPhone e para isso é preciso saber usá-lo, o que não é nada difícil…, mas é também preciso abdicarmos de algumas funções que dávamos como adquiridas em equipamentos anteriores.
No meu ponto de vista, a maior vantagem do iPhone reside nos milhares de programadores que estão ansiosos em desenvolver aplicações específicas para iPhone, o que lhe dará sem dúvida muitos mais uns cavalos de potência. Embora o possa desaconselhar a quem viva de SMS’s, não hesito a aconselhar a quem telefona muito e quer ter na palma da mão uma plataforma de acesso a um sem número de serviços.
Quem quiser conhecer um pouco mais por dentro, é só ler algumas sugestões deixadas pela Apple aqui.
NOTA: Este review foi desenvolvido por João Coutinho para o Pplware.