Pplware

Relógios inteligentes não são seguros

O mercado dos smartwatches (relógios inteligentes) parece estar a correr bem aos principais fabricantes. Segundo os números, a Apple já lidera neste mercado tendo vendido nada mais que 4.2 milhões de Apple Watches, só no segundo trimestre de 2015, apesar do preço que é considerado elevado e de este ser um equipamento de primeira geração.

Mas um estudo da HP Fortify vem agora revelar que afinal os relógios inteligentes, em geral, não são seguros!~

Dos testes realizados a dez dos relógios inteligentes mais populares no mercado, a HP Fortify concluiu que todos eles têm falhas de seguranças. Segundo o estudo, todos os relógios têm vulnerabilidades significativas, métodos de autenticação pouco robustos, “interfaces inseguras”, problemas ao nível da criptografia e o utilizador também não sabe concretamente que tipo de dados são recolhidos por estes dispositivos.

De acordo com a HP Fortify, em 70% dos relógios analisados não existe qualquer mecanismo de cifra associado ao processo de actualização de firmware. Por outro lado em 50% dos relógios analisados é possível implementar um scren lock (falso)…entre outras outras estatísticas como mostra a imagem seguinte.

Como sabemos, os relógios inteligentes dependem em grande parte dos smartphones e o problema principal parece começar por aí, uma vez que as comunicações para sincronização são na sua maioria inseguras.

Via HP Fortify

Exit mobile version