Pplware

O que procuraram os portugueses no regresso às aulas?

O arranque do ano escolar decorreu com grande normalidade durante o mês de Setembro. Este é um período de grande consumo por parte das famílias portuguesas que se vêem obrigadas a investir uma boa parte do seu rendimento disponível em todo o tipo de material de suporte às aulas dos seus estudantes.

Não é novidade que as famílias estão cada vez mais aptas às novas tecnologias e boa parte das suas compras foi certamente feita online. Mas o que mais procuraram as famílias portuguesas neste regresso às aulas?

O regresso às aulas implica um grande investimento monetário por parte das famílias, por norma, a maior fatia dessa despesa vai para os manuais escolares, e desses não se pode abdicar, mas existem muitos outros produtos essenciais.

Com a ajuda do comparador de preços KuantoKusta, fomos perceber onde, além dos manuais escolares, mais investem as famílias portuguesas através das suas pesquisas e compras online.

A área da papelaria e material escolar é aquela que recebe, obviamente, mais procura nesta época, com especial destaque para as mochilas, com 24% da procura em toda a categoria. Ainda assim, em relação ao ano passado, a procura por mochilas teve uma quebra de 42,54%, no mês de Setembro.

Comparativamente ao ano passado, ainda assim, houve um aumento de 4,48% da procura de material escolar, principalmente em materiais dedicados à encadernação e plastificação, canetas e esferográficas, cadernos e blocos de notas, réguas, esquadros e tesouras. Materiais como lápis de cor, estojos, furadores e agrafadores tiveram uma redução da procura face ao ano passado.

Perante esta análise dos números associados à procura de papelaria e material escolar, é possível constatar que as famílias estão a reutilizar mais os material de uns anos para o outros, acabando por procurar mais material que apresenta uma durabilidade menor ou necessita de renovação de um ano para o outro.

Os computadores são também eles uma necessidade dos estudantes. Desenvolver trabalhos, fazer pesquisas na Internet, acompanhar as aulas e muito mais é exigido hoje aos alunos e, como tal, a pesquisa por computadores portáteis teve um pico de procura em Setembro, quase o dobro em relação ao mês anterior, sendo que o produto mais visitado no site no mês de Setembro foi um computador Asus de 15 polegadas com um preço médio de 760€.

E porque actualmente os jovens já não vivem sem smartphones, é claro que estes surgem como o terceiro produto mais requisitado para o regresso às aulas. Ainda no âmbito mais tecnológico, encontram-se os tablets e as calculadoras, ainda que no caso dos tablets, a procura tenha diminuído significativamente em relação ao mesmo período do ano anterior, em 11,25 pontos percentuais.


Ao fazer as suas compras para o arranque do ano lectivo optou pelas soluções online para comparar e adquirir os produtos?
Exit mobile version