Pplware

Portugueses têm 31 milhões de euros arrumados em “telemóveis velhos”

Afinal quantos telemóveis tem? Se procurar lá nas gavetas de casa certamente que vai descobrir mais alguns, aqueles que usava há uns anos e que se tornaram “desatualizados”.

Sabia que os portugueses têm 12,2 milhões de aparelhos arrumados lá por casa que não entraram na cadeia de reciclagem?


Portugueses têm cerca de 12,2 milhões de aparelhos em casa…

Hoje em dia já são raras as pessoas que não têm um telemóvel/smartphone. Além disso, há quem troque com alguma frequência de equipamento, acabando por deixar esquecido numa gaveta o telemóvel/smartphone antigo. Esta é uma realidade, e um estudo recente revelou que os portugueses guardam cerca de 12,2 milhões de aparelhos. Tal significa que os portugueses têm em casa mais de 36,5 milhões de dólares (cerca de 31 milhões de euros) em “metais preciosos”.

O estudo realizado pela Rebuy analisou 27 países.

Os valores são essencialmente relativos a telemóveis/smartphones porque “apesar de o lixo eletrónico ser muito variado, estes dispositivos são das tecnologias mais populares, bem como uma das mais descartáveis”, revela o relatório. A ReBuy alerta ainda para o facto destes números aumentarem significativamente nos próximos anos.

Como se pode ver pela tabela, Portugal ocupa a sexta posição do ranking relativamente ao número per capita de telemóveis encostados. Há 1,19 aparelhos que são descartados por habitante. A tabela é liderada pela Suécia, seguida da Finlândia e a Lituânia. Apenas 30% dos portugueses vendem ou dão os seus telemóveis usados.

Contas feitas aos 27 países, este lixo eletrónico vale mais de 1,87 mil milhões de dólares (1,56 mil milhões de euros).

Rebuy

Exit mobile version