A Optimus tem-nos habituado há já algum tempo a apostas arrojadas no que diz respeito ao mercado móvel. Falo-vos da linha de smartphones de marca própria que a Optimus lançou ao longo dos últimos meses, começando já há mais de um ano pelo inesquecível Optimus Boston, passando pelo excelente Optimus San Francisco e terminando no smartphone de entrada de gama Optimus Stockholm, é já vasto o leque de equipamentos de marca própria desta operadora.
Mas tinham sido prometidas novidades, e eis que elas chegam! Foi apresentado na passada quarta-feira, e colocado à venda no final da semana passada, o novo smartphone de marca própria da Optimus, o Optimus Monte Carlo.
Novamente em parceria com a ZTC (trata-se do smartphone ZTE SKATE), chega ao mercado um equipamento mais arrojado, com características substancialmente superiores ao que se tem visto até ao momento na linha de smartphones da Optimus.
A característica mais marcante e mais espectacular deste Optimus Monte Carlo não passa despercebida: o seu ecrã! Estamos a falar de um ecrã de 4,3 polegadas, até agora apenas visto em smartphones high-end, aproximando este equipamento dos smartphones de topo de fabricantes líderes de mercado.
A Optimus já nos disponibilizou um exemplar para testes, que irá ser “usado e abusado” durante os próximos dias, de forma a podermos apresentar uma análise completa e bem fundamentada a este smartphone, evidenciando os seus aspectos positivos e negativos e mostrando como se porta no uso diário.
No vídeo a seguir pode ser visto o clássico unboxing ao equipamento:
Como puderam constatar, a embalagem do Monte Carlo tem o seguinte conteúdo:
- Smartphone Optimus Monte Carlo;
- Carregador de tomada;
- Cabo USB para micro USB (ligação ao carregador e ao computador);
- Auriculares;
- Cartão de memória micro SD de 2GB.
As primeiras atenções mal se olha para este smartphone vão imediatamente para o seu ecrã. É excelente, principalmente quando se tem em conta que não é um smartphone de topo, mas sim uma máquina que se encontra, aparentemente, na barreira entre a gama baixa e a gama média de smartphones. E reforço o aparentemente, pois pelos primeiros minutos com esta máquina na mão, estamos na presença de muito mais que um smartphone “baratuxo”.
Em relação a características técnicas, podemos destacar as seguintes:
- Ecrã táctil capacitivo multitouch de 4,3 polegadas;
- Sistema Operativo Android 2.3 Gingerbread;
- Processador de 800 MHz;
- Tecnologia 3,5G;
- Câmara de 5MP com autofocus e flash LED;
- Bluetooth e WiFi;
- A-GPS;
- Bússola digital;
- Acelerómetro.
Do resumo das características acima (na análise completa serão colocadas as características técnicas completas), quero fazer referência apenas ao processador, que poderá ser o calcanhar de Aquiles deste smartphone. Embora possa não ser o processador que este smartphone merecia, percebe-se a escolha, pois com um processador mais potente não seria possível manter o preço baixo a que este telefone chega ao mercado. No entanto apenas com um uso no dia a dia se perceberá se o processador é capaz de dar conta do recado, ou se fica a ânsia por mais potência.
Para finalizar estas primeiras impressões, falta ainda fazer referência ao aspecto/design e construção deste smartphone. Em relação a design, como podem ver nas fotos, trata-se de um telefone bastante bonito, com um design atractivo, com linhas suaves. Posso até adiantar que este Monte Carlo que tenho comigo já foi bastante elogiado, por mais que uma vez, por pessoas a quem o mostrei e que o tiveram nas mãos durante uns instantes. Quanto à qualidade de construção, será uma característica sobra a qual apenas se podem tirar conclusões depois de algum tempo de uso, mas pelo que vi até agora não me parece nada mal, diria mesmo ao nível de smartphones de gama alta.
E fico-me por aqui nestas primeiras impressões ao Optimus Monte Carlo, um Smartphone que deixa desde o primeiro instante muito boas impressões, não só pelo tamanho do ecrã (que é o que mais se destaca), mas por todo o conjunto. O Monte Carlo está à venda por um preço de 199,90 €, um preço excelente para o equipamento em questão. Trata-se do primeiro smartphone com um ecrã de 4,3” a ser comercializado abaixo dos 450 €, e o primeiro de marca própria.
Galeria Fotográfica
Na linha estratégica da Optimus, este é um smartphone cujo público alvo serão principalmente jovens que já têm experiência com smartphones Android e que procuram um ecrã de grandes dimensões, com claras vantagens, um smartphone muito completo, sendo capazes de ponderar bem a compra e de chegar à conclusão que não necessitarão de uma máquina muito cara para encontrar resposta às suas necessidades.
E o leitor, o que acha deste smartphone lançado pela Optimus? E como vê a estratégia da Optimus, com os recentes lançamentos, procurando alargar a oferta de smartphones de marca própria a todos os consumidores?