Pplware

Alerta: OnePlus cancela as últimas versões de teste da sua OxygenOS

Tem um telemóvel OnePlus? Costuma testar as últimas versões da OxygenOS sempre que a marca disponibiliza uma nova compilação? Tem um OnePlus 5/5T ou mesmo um OnePlus 6 ou 6T?

Então, tenha cuidado! Algumas unidades dos dispositivos lançados em 2017 estavam a sofrer um erro fatal após a instalação das mais recentes versões de testes da OxygenOS. Entretanto, a marca já removeu estas compilações do ar.


A OnePlus é uma das jovens fabricantes chinesas em maior crescimento em determinados mercados e segmentos deste. Prima pela relação próxima entre os seus utilizadores e a própria marca, possuindo uma enorme comunidade de utilizadores que lhe são bastante dedicados.

Tem um telemóvel OnePlus 5 ou 5T?

É no seu fórum oficial onde se reúne esta comunidade de utilizadores, fãs ou simples entusiastas do sistema operativo Android. É também através deste canal que a marca mantém a sua base de seguidores atualizada quanto às mais recentes versões de testes da sua interface, a OxygenOS.

Sendo uma das fabricantes mais prolíferas neste aspeto, a empresa fornece periodicamente versões beta (versões de testes) da sua interface. Permitindo assim que os utilizadores testem as novidades e, em troca, providenciem o valioso feedback.

Costuma experimentar as versões de teste?

Antes de mais, tratando-se de versões de teste, os utilizadores já sabem de antemão que as mesmas são propensas a erros ou bugs. Longe de serem versões estáveis e destinadas ao público geral, mesmo assim, há erros mais graves do que outros.

Foi precisamente isso que aconteceu com as novas versões de teste para os OnePlus 5 e 5T. Mais concretamente, as OxygenOS Open Beta 26 e OxygenOS Open Beta 24 para os smartphones supracitados.

A OnePlus já cancelou as novas OxygenOS Open Beta

Se tem um telemóvel OnePlus 5 ou um telemóvel OnePlus 5T, não instale nenhuma destas versões de teste. A marca já as retirou da sua base de dados mas, caso já as tenha descarregado, não as instale no seu telemóvel.

De acordo com a própria marca, as OxygenOS 26 e 24 foram normalmente distribuídas via OTA (over the air). Contudo, assim que a sua instalação era terminada, o telemóvel não voltava a ligar, verificando-se um estado de softbrick.

Relembro ainda que esta versão de testes só foi distribuída para os utilizadores que já se encontravam no canal de testes. Isto é, só chegou a quem já estava a utilizar uma OxygenOS Open Beta à data da ocorrência.

Suspensão preventiva

É desconhecida a causa exata desta instabilidade grave nas compilações de teste mas, à luz destes acontecimentos, a marca dediciu agir preventivamente e remover também as OxygenOS Open Beta para o telemóvel OnePlus 6 e 6T.

No caso destes últimos, não existem relatos de incidentes mas, ainda assim, a empresa deu a saber que colocará programa de testes em pausa. Isto é, até que toda a situação possa ser normalizada, em segurança.

As novidades da OxygenOS Open Beta para o OnePlus 5 e 5T

Os utilizadores destes equipamentos teriam várias otimizações, sobretudo para o mecanismo de capturas de ecrã (screenshots). Ademais, poderiam encontrar melhorias para as respostas rápidas a mensagem e às principais notificações.

Em seguida, de acordo com o changelog oficial, teríamos melhorias para o modo de jogo, o Gaming Mode 3.0. Já em exclusivo para o OnePlus 6 e 6T, teríamos também o novo OnePlus Laboratory.

No seu âmago, tanto a OxygenOS Open Beta 26 e 24, bem como a OxygenOS Open Beta 6 e 4 eram extremamente similares. A sua lista de melhorias e alterações era praticamente a mesma.

Note-se que todas estas quatro versões de testes da OxygenOS se baseavam no sistema operativo Android Pie 9.0. Agora, todas elas foram retiradas no ar com o intuito de evitar qualquer outro problema.

O seu smartphone foi afetado pelo problema?

Por fim, não podemos precisar o número de utilizadores afetados. Sabemos que o OnePlus 5 e também o 5T foram os mais atingidos. Entretanto, a marca já tranquilizou os seus utilizadores.

Caso tenha tido a infelicidade de danificar o seu telemóvel, a OnePlus já reuniu aqui um conjunto de dicas.

Exit mobile version