A par com a típica tecnologia que vai evoluindo continuamente a cada ano que passa, como os computadores, smartphones ou tablets, também outras áreas tiveram especial ênfase neste ano que passou.
Todos os anos há tendências diferentes, impulsionadas tanto por modas como por necessidade do mercado, e 2015 foi um ano onde alguma tecnologia se intensificou com evidência. Curioso?
Ecrãs 4K
A necessidade de levar mais detalhe visual para o utilizador, aliado à capacidade actual da ligação à rede ou do armazenamento, fazem da tecnologia 4K uma quase “banalidade” em 2015.
Com uma resolução de 3840 x 2160 píxeis, de área 4 vezes superior à resolução FullHD, de tamanhos até 65″ e assentes em tecnologias IPS ou LED, as TVs UltraHD 4K começaram este ano a surgir com preços mais acessíveis, prometendo levar todo o realismo aos seus utilizadores.
Não bastando isso, também os painéis curvos estão mais populares, conseguindo simular uma imersão mais intensa nos conteúdos visualizados, tal como a Samsung JS8500 consegue fazer, por um preço que, embora alto, não é proibitivo. Os conteúdos em 4K não abundam, é um facto, mas estão a começar a surgir a um ritmo interessante, principalmente com a ajuda de serviços como o Netflix.
Tecnologia Fitness
Uma das áreas onde a tecnologia está a colaborar positivamente é no incentivo ao exercício físico. O simples registo automático da actividade física e a possibilidade de guardar um histórico ou partilhar com os amigos desencadeiam também alguma propensão para a realização destas actividades.
Suportado não só pelas pulseiras ou relógios inteligentes, mas também por balanças ou bandas cardíacas, estes acessórios foram uma forte tendência em 2015. Exemplo disso é a Xiaomi Mi Band 1S que por cerca de 25€ consegue supervisionar o exercício físico, contar os passos durante todo o dia, monitorizar o sono e até medir a pulsação cardíaca.
Câmaras de acção
Também relacionado com o desporto, mas agora mais radical, as câmaras de acção estão igualmente na moda. A possibilidade de guardar em vídeo imagens únicas na primeira pessoa, seja em terrenos difíceis, no ar ou dentro de água, faz destas câmaras um gadget cada vez mais apetecível. A concorrência entre marcas está também mais apertada, mas a GoPro continua a liderar na preferência dos utilizadores, muito por culpa da fantástica qualidade do resultado final, como é o caso da GoPro Hero 4.
Há outras opções igualmente interessantes, mais ou menos adequadas ao objectivo que pretende, e a TomTom Bandit é também uma opção a ter em conta. Com gravação de vídeo até 4K e fotos de 16MP, tem autonomia para 3 horas de gravação contínua e inclui vários sensores, como velocidade, força G, rotação e batimento cardíaco.
E que tendências nos reservará o ano de 2016? Muito provavelmente surgirão novos gadgets para tornar a casa mais tecnológica e apetrechá-la com um aspirador inteligente poderá ser um óptimo ponto de partida. O robô aspirador iRobot Roomba 876 é uma excelente opção e poderá ser seu. Para isso, basta participar neste passatempo e revelar o equipamento tecnológico que não pode faltar em 2016 e que irá revolucionar o mundo da tecnologia. Aproveite para ver aqui outros gadgets que fizeram parte do melhor de 2015 e as tendências que deverão surgir em 2016.