Numa altura de pandemia, todos devemos estar mais unidos do que nunca. Nesse sentido, um investigador da NVIDIA desenvolveu um ventilador pulmonar open-source para ajudar no tratamento da COVID-19. Trata-se de um equipamento que se monta em 5 minutos, e cujo conjunto total foge significativamente ao preço tradicional dos ventiladores, tendo um custo de 400 dólares, cerca de 360 euros.
Esta é uma boa notícia, sendo uma ajuda preciosa, quando a saúde das pessoas ainda está muito em risco, por todo o Mundo.
NVIDIA desenvolve ventilador Open-Source
A NVIDIA está atenta à situação dramática que a pandemia está a provocar. Por isso já disponibilizou 30 supercomputadores para combater o coronavírus. Para além disso, também anunciou que as horas de jogo nos sistemas GeForce aumentaram 50%.
Mas agora a marca vai mais longe e pelas mãos de Bill Dally, investigador da NVIDIA, foi criado um ventilador pulmonar open-source, mais uma ajuda para o tratamento de doentes com COVID-19. Estes aparelhos são usados nos pacientes que se encontram internados nos cuidados intensivos e que apresentam graves problemas respiratórios.
É de facto uma boa notícia pois este é um dos equipamentos mais importantes que pode salvar vidas nos casos mais críticos. Mas que falta em muitos hospitais.
O ventilador open-source, designado OP-Vent, é fácil de montar, estando pronto em 5 minutos e tem dois componentes principais, ou seja, uma válvula e um micro controlador. É pequeno, muito fácil de transportar, foi construído com menos peças e consome menos energia do que outros projetos.
Veja a montagem do ventilador OP-Vent no seguinte vídeo:
Quanto ao custo, este ventilador ronda os 400 dólares, o que corresponde a cerca de 360 euros. Assim, mostra-se como uma alternativa mais acessível face aos ventiladores tradicionais, cujo custo poderá chegar aos 20 mil euros, ou mais.
Agora, a próxima fase é conseguir a autorização da agência dos EUA Food and Drug Administration (FDA), para que se possa aplicar a utilização em humanos. Assim que seja autorizado, este ventilador poderá depois ser produzido em larga escala.
Pode conhecer mais sobre o projeto OP-Vent, aqui.