Tem um telemóvel antigo ou um mais moderno mas que é lento e que não faz o que precisa? Então troque, mas seja comedido a gastar, não precisa de gastar muito dinheiro para ter um smartphone bom e barato.
Actualmente não é necessário gastar muito dinheiro para ter um smartphone bom e com as aplicações mais populares. Um exemplo é este Nokia Lumia 630, traz uma construção digna do cunho Nokia é um smartphone Windows Phone avançado e abrangente de muitas maneiras.
Vamos conhecer melhor este dual SIM com ecrã de 4,5 polegadas e Windows Phone 8.1.
A Nokia e a Microsoft lançaram há dias em Portugal mais dispositivos para o mercado Windows Phone, como demos a conhecer. Entre eles estava este Lumia 630 que, como podemos constatar é um ícone singelo à inovação mas a um preço que está ao alcance de todos.
O equipamento que agora estamos a testar é, para nós, o reflexo de uma nova realidade, é a resposta das marcas à necessidade de haver uma concorrência, no verdadeiro sentido da palavra, e o utilizador poder ter um equipamento livre e escolher qual ou quais operadores móveis pretende contratar. Desta forma, e dado que a qualidade é idêntica, o preço passa a ser o verdadeiro factor de decisão, sem que com isso tenha de estar o equipamento super-valorizado ao estar agarrado a algum pack de comunicações.
Esta é a realidade do novo Nokia Lumia 630, com um preço de venda livre recomendado de 189,90 euros (versão Dual SIM). Este novo smartphone Lumia é proposto em variantes Single SIM e Dual SIM e, juntamente com o seu “irmão” Nokia Lumia 635 (que integra conectividade 4G/LTE), oferece uma experiência Windows Phone 8.1 de elevada qualidade.
Assim, a gama Lumia 630/635 apresenta:
- Um processador Snapdragon quad-core, que permite uma experiência de socialização mais rápida, nomeadamente com a utilização do Word Flow, mas também através de apps sociais, como o WhatsApp, o WeChat, ou o Instagram.
- Um design colorido e original, com tampas traseiras substituíveis, em laranja vivo, verde vivo e amarelo vivo, assim como em branco e preto mate.
- Um ecrã ClearBlack de 4.5 polegadas, excelente para os momentos de entretenimento proporcionados, por exemplo, pelos jogos Xbox, pelo serviço de streaming de música Nokia MixRadio, ou por apps de fotografia como a Storyteller.
- Mais opções de escolha em termos de comunicação, de que são exemplo a possibilidade de utilização de dois cartões de utilizador no Lumia 630 Dual SIM; ou o acesso super-rápido à Internet em plena mobilidade proporcionado pelo Lumia 635 4G/LTE.
- As mesmas experiências disponibilizadas pelos smartphones Lumia de topo, incluindo o SensorCore com o Bing Health and Fitness, Microsoft Office, OneDrive, Nokia Camera, assim como a navegação e os mapas do HERE.
- Mais capacidade de armazenamento, através da utilização de cartões de memória externos até 128 GB, permitindo guardar mais imagens, vídeos, músicas e aplicações.
O Windows Phone 8.1 introduz novidades muito interessantes, aproximando os utilizadores aos serviços e aplicações que são populares e que fazem falta para uma utilização moderna e integrada no que chamamos de sociedade em movimento.
Assim, usar este “ecrã” é fácil para isso mesmo, para dar movimento ao smartphones isso graças ao Live Tiles; a escrita mais rápida, graças ao Word Flow; as notificações em tempo real, por meio do Action Center; e em breve também ao assistente pessoal o Cortana.
Os novos dispositivos Lumia com WP 8.1 introduzem também o inovador “SensorCore”, que faculta a detecção de movimento com um baixo consumo de energia.
Estas são as principais características do Lumia 630:
- Sistema operativo: Windows Phone 8.1
- Ecrã: LCD ClearBlack de 4.5”, vidro Gorilla 3.
- Bateria: 1830 mAh de capacidade.
- Conectividade: HSPA+ com velocidades de 21/5,76 Mbps. Wi-Fi (b/g/n), Bluetooth 4, micro-USB.
- Processador: Qualcomm Snapdragon 400 quad-core a 1.2 GHz
- Câmara: 5 Megapixel, com Autofoco.
- Memória: 512 MB de RAM, 8 GB de memória interna e suporte para cartões microSD.
- Dimensões: 129.5 x 66.7 x 9.2 mm
- Peso: 134 gramas
Em termos de smartphone em si é muito agradável de usar. A capa que envolve o smartphone é de um plástico rígido mas de bom toque, sem ser demasiado rígido, absorvendo perfeitamente os impactos normais de uma utilização diária intensa. A sua câmara traseira, como vimos nas características, é de 5 megapíxeis, conseguindo uma qualidade muito aceitável! Permite tirar fotos com uma resolução de 2592×1944 píxeis e gravar vídeos em alta definição (HD) a uma resolução de 1280×720.
A coluna colocada atrás na parte inferior do smartphone, proporciona um som à altura do equipamento, toque jovial sem trepidação, nota-se que há um cuidado em ter um equipamento equilibrado em todos os aspectos, distanciando este equipamento de outros “de qualidade dúbia” mesmo estando num segmento de entrada de gama.
O seu ecrã grande de 4.5 polegadas apenas permite uma resolução de 854×480 píxeis, não é das mais elevadas, mas permite umas cores vivas e transições suaves entre os tons escuros do próprio sistema operativo e as cores vibrantes dos conteúdos multimédia.
Na caixa traz o essencial, mas a Nokia deixou de colocar auscultadores, contudo este não deixa de ser um smartphone para um segmento juvenil, onde as cores laranja e verde florescente dão um toque de verão nestes telefones.
O carregador também poderia ser mais “moderno”, mais adaptado à realidade que referimos em cima. Seja como for, o preço, provavelmente, não permite mais.
Nas próximas semanas iremos deixar uma análise pormenorizada deste que será certamente a escolha de muitos utilizadores cansados de máquinas antigas ou de fraca qualidade. Esta é a opção também para um segmento comercial, onde um cartão SIM é pouco e um segundo faz imensa falta. Para todos esses, vamos deixar com exactidão o verdadeiro valor deste Nokia Lumia 630.