A HMD Global tem feito um trabalho interessante com a marca Nokia, no entanto, ainda um pouco aquém das expectativas elevadas dos fãs. Com modelos que se dirigem a todas as gamas do mercado dos smartphones, a empresa prepara-se assim para começar 2018 em grande, com dois novos lançamentos: o Nokia 9 e o Nokia 8, versão 2018.
O Nokia 8 é atualmente o flagship da marca mas nem todos o consideram o topo de gama ao nível dos demais do mercado, como os Samsung Galaxy S8 ou iPhone 8… e, talvez por isso, a marca ainda não se tenha conseguido destacar nem corresponder às elevadas expectativas dos seus fãs de outros tempos.
Talvez por isso também, a marca se prepare para lançar já um modelo ainda melhor, o Nokia 9.
Nokia 9 com ecrã OLED
Segundo alguns rumores, o Nokia 9 deverá ser apresentado já a 19 de janeiro na China, ao lado de uma nova versão do Nokia 8. Ao que tudo indica, estes novos smartphones irão ser lançados apenas na China, adaptados a este mercado, mas é bem provável que, pelo menos, o Nokia 9 chegue ao Ocidente logo depois.
Pelo que já se especula, este novo Nokia 9 contará com um ecrã OLED de 5,5 polegadas, com resolução 2K (1440 x 2560 píxeis). Mas este ecrã irá ocupar uma maior área do painel frontal, com margens mais reduzidas, seguindo a tendência atual.
No que respeita ao SoC, contará com o Snapdragon 835 e terá 6 GB de RAM e 64/128 GB de armazenamento interno.
Outro aspeto interessante é o facto do novo Nokia 9 vir com certificado IP68 de resistência a água e a poeiras, uma vez que o Nokia 8 só vem com IP54.
A informação quanto às câmaras ainda não é certa, mas poderá vir com sensores iguais aos do Nokia 8 tanto atrás como à frente.
Os preços avançados são de CNY 3 699 (cerca de 470€) para o modelo de 64 GB e de CNY 4 199 (cerca de 535€) para a versão de 128 GB.
O Nokia 8 de 2018
Este modelo deverá partilhar grande parte das especificações com o modelo atual, que será em breve analisado aqui no Pplware, mas com um ecrã já com proporção 18:9.
O seu preço não foi adiantado.