Com um total de 5 novos dispositivos móveis apresentados na sua keynote no Mobile World Congress ou MWC19, tivemos um total de quatro smartphones, para além do novo telemóvel. Agora, vamos conhecer o smartphone Nokia 1 Plus, Nokia 3.2, bem como o Nokia 4.2, os novos produtos de entrada e gama média.
Se está à procura de um novo dispositivo Android com preço competitivo, então este artigo é para si!
Com o compromisso de oferecer tecnologia de qualidade a todos os utilizadores, os novos telefones Nokia são tão diversificados quanto as necessidades dos consumidores a que se destinam. Desde o novo Nokia 9 PureView ao Nokia 210. Cada consumidor terá um telefone desta marca que responde às suas necessidades.
O novo trio foi apresentado no MWC19
No decurso deste artigo vamos cobrir o âmago das novidades deste novo trio de equipamentos. A apresentação teve lugar em Barcelona e trouxe um novo smartphone para cada tipo de consumidor, bem como para cada tipo de orçamento. Em comum partilham a plataforma Android One que lhes confere um Android “puro”.
Em primeiro lugar, começamos pelo mais poderoso, o Nokia 4.2. Foi desenhado para oferecer as mais recentes inovações de um smartphone a um preço verdadeiramente acessível. O design em vidro, elegante e moldado oferece um exterior deslumbrante, mas esta qualidade também se aplica ao interior.
Nesse sentido, conta com uma câmara dupla traseira, as inovações da tecnologia AI e a última geração da plataforma móvel Snapdragon 429 da Qualcomm. Assim, temos aqui um SoC de entrada, com um total de oito núcleos de processamento (octa-core) e uma frequência máxima de 2.0 Ghz, Cortex A53.
As características do Nokia 4.2
Em suma, temos aqui uma das opções mais económicas e mais recentes da Qualcomm. Um novo SoC com uma arquitetura de 64-bits, bem como uma litografia d 12 nanómetros FinFet. Tudo isto, potenciado pelo recente sistema operativo Android Pie 9.0 e com atualizações garantidas.
O Nokia 4.2 conta ainda com a incorporação de um botão para aceder ao Google Assistant. Desta forma, o Nokia 4.2 vai melhorar a interação do utilizador com o smartphone, partindo do pressuposto que este use a assistente virtual da Google. Nesse caso, bastará pressionar o botão uma única vez para ter acesso imediato ao Google Assistant.
A partir daí poderá obter ajuda, proporcionar recomendações inteligentes e informação personalizada. Em seguida, quando o botão é pressionado durante uns segundos, é possível ativar o modo walkie-talkie. Uma novidade que permite ao Google Assistant ouvir até que deixe de ser pressionado, para fazer perguntas com frases mais longas.
O Nokia 4.2 custará 169 € ou 199 €
O tamanho compacto do Nokia 4.2 e o seu ecrã de extremo a extremo com notch para selfies oferece um smartphone que, com 8,4 mm de espessura. Aqui de acordo com a marca, isto facilitará a sua utilização com apenas com uma mão, ainda que este longe de ser propriamente fino.
Com um ecrã de 5,7 polegadas de diagonal, apresenta um painel IPS LCD. Ao nível da resolução temos aqui o padrão HD+, com 720 x 1520 píxeis. Cifra que nos dá uma densidade de 295 ppp. Em seguida, poderá usufruir de duas variantes para este novo smartphone.
Em primeiro lugar com 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno. Em segundo lugar temos a variante com 3 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno. Em ambos os casos poderá utilizar um cartão de memória para expandir o armazenamento até 400 GB.
Equipado com uma câmara dupla e ecrã com “notch”
A sua câmara principal, traseira, é composta por um sensor principal de 13 MP. Já a sua lente, conta com uma abertura focal de f/2,2. Além do mais, contamos com um segundo sensor de 2 MP para proporcionar o efeito bokeh, o desfoque artístico do fundo. Na parte frontal encontramos uma câmara de 8MP.
O Nokia 4.2 apresenta ainda uma porta microUSB 2.0 na sua aresta inferior. Ao nível de conetividades temos aqui Bluetooth 2.0, NFC, rádio FM e a porta áudio P2 (jack de 3,5 mm). Numa última nota, destacamos a sua construção em plástico policarbonato, na traseira e vidro 2.5D na sua parte frontal.
Por fim, este novo smartphone apresenta-nos um novo esquema de cor, claro e com alguns toques de rosa. Alternativamente poderá optar pelo esquema de cor em preto. Cumpra ainda destacar a sua bateria com 3000 mAh de capacidade, além do leitor de impressões digitais, na traseira.
O singelo Nokia 3.2
O Nokia 3.2 combina o maior ecrã HD+ na sua gama de preço, e não deverá ultrapassar os 169 Euros, na sua versão de topo. Ademais, contamos com uma autonomia de bateria para dois dias de duração. Tudo isto, potenciado pela experiência do mais recente Android Pie 9, também este terminal com atualizações garantidas.
O Nokia 3.2 conta com um ecrã IPS LCD com resolução HD+ e uma diagonal de 6.26”. Conta ainda com o formato alto e estreito, 18:9. Já no seu interior encontramos a plataforma móvel Snapdragon 429 da Qualcomm, uma opção de entrada.
Assim, temos aqui um total de 4 núcleos de processamento com uma frequência máxima de 2,0 Ghz. Tudo isto num SoC com arquitetura de 64-bits e uma litografia de 12 nanómetros. Em seguida, podemos contar com duas versões para o Nokia 3.2, com 2GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno na primeira versão.
Entretenimento acessível com o Nokia 3.2
A segunda, mais onerosa, apresenta-nos 3 GB de memória RAM, bem como 32 GB de armazenamento interno para o utilizador. Em ambos os casos podemos utilizar um cartão de memória microSD para expandir este valor. Por conseguinte, os seus preços começarão nos 139 Euros, chegando aos 169 Euros.
Destacamos que também o Nokia 3.2 também incorpora o botão para aceder ao Google Assistant. Bastando aqui um toque para aceder ao Google Assistant, dois toques para ter uma visão geral do planeamento para o dia e um toque durante vários segundos para aceder ao modo walkie-talkie.
Por fim, destacamos a sua bateria de grande capacidade com 4000 mAh, o seu leitor de impressões digitais e a câmara principal de 13 MP, ao passo que a câmara frontal apresenta 5 MP de resolução. Realçamos ainda a sua disponibilidade em cinza e em preto.
O modesto Nokia 1 Plus
Foi também no MWC19 que ficamos a conhecer a mais recente adição único modelo da marca a utilizar a plataforma Android Go. Esta sendo a versão otimizada do sistema operativo para dispositivos com características modestas ou com hardware limitado.
Assim de acordo com a HMD Global, o novo equipamento chega para melhorar a experiência de utilização com um smartphone básico como Nokia 1 Plus. Este que é o novo membro da família de smartphones Android (Go edition) e cujo preço de venda ao público será um dos seus principais pontos fortes.
Nesse sentido, o Nokia 1 Plus custará 99 Euros e vem aperfeiçoar alguns aspetos face ao seu antecessor. Assim, temos aqui um ecrã IPS de 5,45 polegadas. Conta ainda com uma resolução de 480 x 960 píxeis. Portanto, uma opção muito simples e económica para o mercado de entrada.
O novo elemento da família Android (Go Edition)
Para além disso, Nokia 1 Plus foi elaborado com um design inovador e avançado para o segmento de terminais acessíveis. Com novos materiais e com tecnologia 3D, o Nokia 1 Plus incorpora uma textura de nano-padrões na parte traseira que se estende até ao ecrã. Está disponível em vermelho, azul e preto.
Capta imagens com todo o detalhe com a câmara traseira com foco automático. Promete também conseguir as melhores selfies com a nova câmara frontal. Agora melhorada com uma funcionalidade de “embelezamento” na sua câmara de 5 MP. Já na sua traseira, encontramos a câmara principal de 8 MP.
Por fim, este Nokia 1 Plus apresenta um processador da MT6739WW da taiwanesa MediaTek. Trata-se de uma plataforma móvel de entrada, com um total de quatro núcleos (quad-core). Assim sendo, são capazes de atingir uma frequência máxima e 1.5 Ghz, com uma litografia de 28 nm.
Extremamente acessível, o lema do Nokia 1 Plus
Tudo isto sem esquecer o seu 1 GB de memória RAM, nem os 8GB ou 16 GB de armazenamento interno. Este último parâmetro pode ser colmatado com um cartão de memória microSD até 128 GB. Conta ainda com uma construção em plástico policarbonato.
Em suma, este é o novo alinhamento de entrada e gama média da Nokia. São três novos smartphones, todos eles relativamente acessíveis. Numa outra nota, a sua chegada ao mercado está agendada para o próximo mês de março. Note-se ainda que os preços aqui citados foram apontados pela própria marca como o preço médio de venda ao público.