A saúde mental ainda é uma área à qual não é dada a atenção devida, apesar de ser cada vez mais falada e considerada. Mas a pandemia ajudou a que mais pessoas tivessem consciência do quão importante é estarmos saudáveis e ativos ao nível mental. E também aqui a tecnologia pode e dá um grande contributo.
Desta forma, foi criada a MoodBeam, uma pulseira inteligente que vai dizer ao seu patrão qual o seu estado de humor. Vai indicar se está triste ou feliz e, assim, criar um quadro do estado da sua saúde mental e emocional.
Uma boa saúde mental é meio caminho andado para que todos os outros aspetos da nossa vida corram de uma forma equilibrada. Seja no nosso trabalho, na relação com os nossos familiares e amigos, nas nossas tarefas e motivações diárias, na saúde física, entre outros.
Assim, é cada vez mais urgente estarmos atentos à nossa saúde mental. O objetivo é evitar o desenvolvimento de outros problemas, tais como depressão, stress, ansiedade, baixa autoestima, entre outros.
MoodBeam vai dizer ao seu patrão como estão os seus sentimentos
MoodBeam pode parecer mais uma pulseira fitness, mas o seu objetivo é outro. A principal função desta pulseira é monitorizar a saúde emocional das pessoas, determinando os momentos em que está triste ou alegre.
Trata-se de uma criação da britânica Christina Colmer McHugh e o foco é a utilização empresarial. Em suma, pretende-se que, nomeadamente neste momento de isolamento provocado pela pandemia da COVID-19, os patrões e gestores das empresas consigam identificar os sentimentos dos seus funcionários.
Assim, será possível detetar pessoas que se encontrem tristes e desanimadas. E também que demonstrem sinais precoces de doenças psicológicas e psiquiátricas mais graves, como depressão e Burnout (stress extremo).
O funcionamento da MoodBeam é muito simples. Primeiro deve ligar à app dedicada via Bluetooth e criar a sua conta. Depois deve apertar o botão amarelo sempre que se sentir feliz e animado e o botão azul quando está triste.
O sistema vai depois elaborar um histórico de sentimentos e emoções, permitindo ter uma visão mais clara sobre a sua saúde mental e emocional.
De acordo com o feedback das empresas que já usam este gadget, os funcionários receberam a ideia de uma forma muito positiva.
Segundo Paddy Burtt, gestor da Brave Mind, uma organização de caridade sediada no Reino Unido:
Um membro da equipa estava num local desconfortável, a lutar contra uma excessiva carga de trabalho e desiludido com tudo o que estava a acontecer. Esta situação não é algo que ele tivesse sinalizado e nada saberíamos sobre isso a menos que tivéssemos visto os dados.
Também pode ser usada para uso pessoal
Apesar de o foco ser as empresas e os empregados, também poderá adquirir a MoodBeam para uso pessoal. Cada unidade tem um custo de 50 libras, cerca de 56 euros numa conversão direta ao câmbio atual.
Para além da saúde emocional, a pulseira também tem a capacidade de contar os passos e ainda monitorizar a qualidade de sono do utilizador.