O exercício de idealizar o design dos dispositivos electrónicos do futuro é um desafio que exige criatividade e bastante atrevimento.
No caso específico dos tablets e dos smartphones, Ricardo Afonso, um artista digital do tempo actual, com uma visão moderna dos elementos, imagina esses gadgets apenas como um pedaço rectangular de vidro transparente que se envolve na perfeição com o ambiente ao seu redor, sem que haja elementos do equipamento que se desconectem visualmente do utilizador e dos conteúdos durante a sua interacção, melhorando assim o seu nível de imersão e de toda a experiência de utilização.
Conheça um dos mais arrojados Mockup tridimensionais apresentados pela mão de Ricardo Afonso.
A geração dos iPads que se aproxima ainda não contempla apenas o generoso vidro, unicamente ou na sua quase totalidade. Mas para lá caminha.
Ricardo projectou, contudo, o que poderá ser, num futuro próximo, o aspecto do iPad, situando-se num ponto intermédio entre o design dos dias de hoje e o design que possivelmente terão os “tais” tablets totalmente transparentes um desses dias.
A tão aclamada inovação, o wow que se espera da casa de Cupertino, passa por uma revolução não só ao nível do software mas muito ao nível do hardware enquanto aspecto. Materiais generosos, leves e robustos, são o desafio para o futuro muito próximo.
Usando conhecimentos na área imagens geradas por computador (CGI) e observando um iPad como ponto de partida, Ricardo lançou a ideia na criação de um modelo 3D sobre o que poderá ser a geração WOW do iPad.
Adicionou uma mistura de elementos do design actual com outros mais avançados, como é o caso do ecrã transparente.
Quanto ao visual do sistema operativo, manteve-o praticamente igual ao iOS actual para que a pessoa que veja este conceito, identifique imediatamente de que se trata de um iPad.
A questão de fundo, será mesmo a que já vos passa pela cabeça, será possível algo semelhante ser desenvolvido e comercializado dentro em breve?