…baseada em Firefox OS!
O espaço que o Chromecast conquistou veio abrir um mercado completamente novo para este tipo de dispositivos. As dongles HDMI que se ligam às televisões e para onde podemos transmitir os nossos conteúdos não são uma ideia nova, mas apenas agora se tornaram simples de usar e completamente integradas nos seus ecossistemas.
Pois agora chegou mais um concorrente, o Matchstick, e este será uma oferta de peso, graças ao suporte que tem por trás de si, a Mozilla e o Firefox OS.
O Matchstick é uma versão mais aberta e assente num sistema operativo também ele aberto e muito mais acessível que o Chromecast.
Esta nova dongle HDMI segue os mesmos princípios básicos da dongle da Google, mas as suas semelhanças acabam por aqui.
A sua filosofia permite que os conteúdos deixem de circular pelos servidores de qualquer empresa e passem a ser transmitidos directamente entre o computador ou o smartphone e a dongle, garantindo que qualquer aplicação que seja criada possa usar o Matchstick para fazer streaming.
Para além desta diferença de filosofia, a utilização do Firefox OS, que a Mozilla quer ver disseminado em muitos mais dispositivos que os smartphones, permite a construção mais rápida e muito mais simples de aplicações para transmitir os conteúdos entre os dispositivos e a dongle.
A utilização do Matchstick apenas necessita de uma televisão, onde vai ser ligada, de um computador ou de um smartphone e de um browser (Firefox ou Chrome) ou de uma aplicação criada para ser usada na transmissão dos conteúdos.
A partir daí podem projectar no ecrã um filme, uma página web ou um jogo que estejam a jogar no dispositivo. E sempre de forma directa e sem constrangimentos de redes ou de autorizações de qualquer loja de aplicações.
Outro ponto positivo que o Matchstick tem face à sua concorrência directa é o preço. Está anunciado que chegará em Fevereiro do próximo ano por 25 dólares, sedo este um preço mais baixo do que a Google comercializa o Chromecast.
Para ja está este projecto está no Kickstarter a tentar recolher financiamento para se lançar em força e por isso o Matchstick pode agora ser comprado por 18 ou 12 dólares, dependendo de quão early birds quiserem ser.
Estes preços são apenas para um número limitado de compradores e as entregas vão ser iniciadas já em Novembro. Estas dongles são para já dirigidas aos programadores, mas qualquer um a pode comprar.
A presença da Mozilla neste projecto vem dar-lhe força e o suporte necessário para que possa ser um caso de sucesso.
As comparações com a dongle da Google são por demasiado óbvias, mas o Matchstick prima por ser um projecto completamente aberto e por dar uma liberdade fora do normal aos programadores e aos utilizadores.
Esta é mais uma área onde o Firefox OS começa a ter presença e a querer marcar a sua posição. Com esta dongle HDMI a Matchstick mostra que tem todo o potencial para ser um caso de sucesso e que consegue dar aos utilizadores todos as funcionalidades que a Google insiste em não libertar no seu Chromecast.