Temos dado a conhecer várias soluções no segmento das boxes de TV, de forma a abranger todo o tipo de utilizadores, desde os mais modestos até aos mais exigentes. Mesmo assim, falta-nos chegar aos utilizadores entusiastas e programadores, mas a box Khadas VIM2 Max é a resposta.
Com o conhecido SoC Amlogic S912, esta box com 64 GB de armazenamento interno tem uma board toda “artilhada”, podendo ser utilizada como uma verdadeira plataforma de desenvolvimento… e é claro, suporta não só Android mas também Ubuntu.
Ao entrar no âmbito do desenvolvimento, o Raspberry Pi surge logo como uma hipótese a considerar, embora seja deveras mais limitado que a Khadas VIM2 Max, tal como se pode verificar nesta tabela.
A Khadas VIM2 é distribuída em 3 versões, Max, Pro e Basic, diferindo essencialmente na memória RAM, armazenamento disponível e no chip Wi-Fi, que no caso das versões Max e Pro é o AP359SA, como 2X2 MIMO com RSDB, que permite transmitir e receber dados sobre duas bandas distintas ao mesmo tempo.
Suporta ainda WOL (Wake-On-LAN), tem uma MCU programável e permite adicionar um Shield para TV Digital, com suporte para DVB-S/S2/T/T2/C.
Em termos de interfaces comuns, tem 2 portas USB 2.0, Ethernet Gigabit, HDMI, USB-C para alimentação, slot para cartão microSD e dois canais infra-vermelhos. Além disso, traz uma panóplia de interfaces avançadas, começando pelos 40 pinos I/O (USB, I2C, I2S, SPDIF, UART, PWM, ADC, ISO7816), ligação FPC, ligação para ventoinha e 2 LEDs de estado. Tem ainda dois Pogo Pads, um de 20 pinos e outro de 7 pinos, com diversas interfaces.
Como sistemas operativos, suporta o Android Nougat (7.1) e está também preparado para Ubuntu 16.04 ou superior, permitindo assim uma enorme abrangência no que diz respeito ao desenvolvimento e adaptação para os diversos cenários.
A TV box de desenvolvimento Khadas VIM2 Max está disponível com 64 GB de armazenamento interno, com envio sem alfândega utilizando o método Priority Line.