Pplware

Obama diz que não pode ter iPhone por “questões de segurança”

As revelações de Edward Snowden, relativamente ao sistema de espionagem americano NSA, despertaram consciências relativamente à segurança electrónica, e incentivaram os utilizadores, no geral, a tomarem cada vez mais precauções no uso dos equipamentos electrónicos e toda a actividade neles envolta.

O presidente dos EUA não foi excepção e também ele tem tomado alguns cuidados neste âmbito, afirmando mesmo que não utiliza iPhone por “questões de segurança”.

Foi durante uma reunião com jovens, nesta quarta-feira, com o objectivo de promover uma nova legislação dos EUA para a saúde, que Barack Obama surpreendeu dizendo que não tem permissões para utilizar um smartphone da Apple, iPhone, por “questões de segurança”, embora continue  a utilizar o iPad.

O presidente dos Estados Unidos vai, assim, continuar fiel ao seu BlackBerry, uma vez que a Apple é uma das empresas de tecnologia que pode ter permitido à NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA) o  acesso directo a servidores onde são mantidas informações sobre os clientes da marca. Estas foram revelações de Snowden, apesar da empresa negar estas denúncias.

Desta forma, Barack Obama vai manter o seu Blackberry, smartphone que já utiliza desde a sua entrada na Casa Branca, em 2009, embora afirme que somente 10 pessoas têm o seu endereço de email.

É de relembrar que os anteriores presidentes americanos, George W. Bush e Bill Clinton, não utilizavam e-mail durante os seus mandatos.

A BlackBerry não tem tido dias fáceis, no entanto, apesar das notícias que indicavam que iria ser vendida, a empresa parece agora rejeitar esse cenário e tentar delinear uma nova estratégia, onde o alvo são as grandes empresas e os governos.

Contudo, apesar do presidente americano não poder utilizar o iPhone, o iPad é uma das ferramentas da Apple de que (ainda) não abdicou. (Reuters)

Exit mobile version