Pplware

O iPhone 7 não tem jack de 3.5? Mas afinal pode ter…

Uma das maiores mudanças que o iPhone 7 trouxe foi a utilização exclusiva da porta lightning, tendo abandonado o jack de 3.5mm. A maioria entendeu esta jogada da Apple, mas muitos ainda questionam esta decisão e preferiam ter presente esta interface de áudio, que estavam habituados a usar.

Para provar que afinal o iPhone 7 até pode ter um jack de 3.5, um conhecido YouTuber meteu mãos à obra e conseguiu fazê-lo. Na verdade, este iPhone pode ter um jack de 3.5.

Foi o já bem conhecido Scotty Allen, do canal Strange Parts do YouTube, que tomou em mãos a tarefa de conseguir converter um iPhone 7 e dotá-lo do jack de 3.5. A sua proeza anterior foi conseguir montar um iPhone 6s apenas com peças compradas nas lojas de Shenzhen, na China.

A tarefa de mudar o iPhone 7

Desta vez o projeto era bem mais complicado pois obrigava a colocação de novos componentes num espaço muito reduzido. O projeto acabou por demorar 17 semanas e levou a que Scotty Allen comprasse 3 iPhones 7, vários ecrãs, tampas traseiras, placas de circuitos lógicos e outros componentes.

Comprou ainda vários adaptadores lightning para escolher o que melhor se adequava e que melhor caberia no pouco espaço que conseguiu encontrar dentro do iPhone.

Foram muitos os testes que realizou sem conseguir resultados práticos, mas no final conseguiu cumprir a tarefa a que se tinha comprometido. Para fazer usou duas particularidades deste iPhone.

Como foi possível fazer a mudança

Em primeiro lugar, e ao contrário do que a Apple afirma, existe espaço para a entrada áudio analógica no iPhone. Está ocupada por uma peça de plástico, a que a Apple chama de respirador barométrico. Para ganhar ainda mais alguns milímetros de espaço teve de mover ainda a bateria e o Taptic Engine.

A segunda é mais simples e é conhecida desde a apresentação do iPhone 7. Mesmo não tendo uma porta de áudio tradicional, a Apple disponibiliza um conversor de jack 3.5 para lightning. Foi este componente que Scotty Allen conseguiu colocar dentro do iPhone 7 para disponibilizar a nova porta áudio.

Claro que a ligação entre o adaptador e a porta de áudio teve de ser feita, tendo recorrido para isso a circuitos impressos, mas maleáveis. Só desta forma foi possível fazer essa ligação.

O resultado final

Mesmo com todo este trabalho a solução tem alguns problemas. O mais grave deles é que não é possível usar a porta lightning e o jack de 3.5 ao mesmo tempo. Esta é uma limitação da forma como foi criado e necessitava de um maior conhecimento do lightning para que ficasse funcional.

Apesar destas limitações, o trabalho que Scotty Allen realizou é excecional e mostra que, tal como muitos diziam, o iPhone 7 poderia ter mantido o jack 3.5 como muitos pediram. Toda a informação relativa a este projeto é pública e qualquer um pode repetir a proeza.

Veja mais criações de Scotty Allen

Exit mobile version