Pplware

Desbloqueio do iPhone de San Bernardino custou 900 mil dólares

O confronto que colocou frente a frente a Apple e o FBI deixou marcas profundas na forma como as empresas devem defender a informação dos seus utilizadores e como estas devem fazer frente à vontade dos governos.

Este problema acabou por ser resolvido pelo FBI, através do recurso a uma empresa, não se sabendo na altura o valor pago. Essa quantia foi agora revelada e, do que foi dito, terá sido de 900 mil dólares.


Depois de ver recusada a intenção de forçar a Apple a desbloquear o iPhone do atirador de San Bernardino, o FBI acabou por consegui-lo recorrendo a uma empresa que muitos julgam ser a Cellebrite.

Agora, e numa audiência do diretor do FBI, James Comey, com a senadora Dianne Feinstein, foi revelado que o custo desta operação terá sido de 900 mil dólares. Quem o afirmou foi a própria senadora, quando se dirigiu a James Comey.

I was so struck when San Bernardino happened and you made overtures to allow that device to be opened, and then the FBI had to spend $900,000 to hack it open.

And as I subsequently learned of some of the reason for it, there were good reasons to get into that device.

O valor desta operação já tinha sido avançado antes, mas na altura foi estimado em 1,3 milhões de dólares. Na altura o valor tinha sido calculado com base em declarações do diretor do FBI.

Depois de uma luta nos tribunais para tentar obrigar a Apple a dar acesso a estas informações, que acabou por não ter qualquer sucesso, o FBI virou-se para métodos menos convencionais e acabou por conseguir ter acesso aos dados, que na verdade acabaram por ter uma utilidade reduzida.

Leia também:

Exit mobile version