Tal como os smartphones, os ecossistemas dos smartwatches são dependentes de apps para sobreviverem. Estas são elementos essenciais e que os tornam mais do que um simples relógio.
O Apple Watch tem-se mostrado um sucesso de vendas, batendo toda a concorrência, mas algo pouco lógico se passa, com o aparente abandono das grandes apps deste sistema.
Não existe qualquer razão lógica para que este movimento esteja a acontecer, mas várias das apps consideradas essenciais estão a abandonar o Apple Watch, deixando de ter suporte para este dispositivo.
O Google Maps abandonou o Apple Watch
Do que pode ser visto na App Store, a mais recente atualização do Google Maps parece ter deixado cair o suporte para o Apple Watch. A Google não deixou qualquer indicação nas notas de atualização da sua aplicação e nem tem qualquer indicação sobre se esta regressará ao relógio da Apple.
A verdade é que a última versão, que está a ser lançada nos últimos dias, não tem já a possibilidade de ser usada no Apple Watch.
Há mais apps a abandonar o Apple Watch
Se o caso do Google Maps é estranho, este não é o primeiro nem o único caso. De há alguns meses para cá várias foram as apps que perderam suporte para o sistema operativo do Apple Watch.
Dois exemplos que mostram este movimento são a Amazon e o eBay. Se no caso da Amazon pode até ser entendido, por ser difícil navega e comprar pelo relógio, no caso do eBay faz menos sentido, uma vez que era possível acompanhar os leilões e fazer ofertas diretamente do relógio.
Este poderá ser apenas um movimento que está contido a poucas empresas, mas a verdade é que as apps são essenciais e são um elemento no momento da escolha de um equipamento. A Microsoft, com o Windows Mobile, acabou por sofrer deste problema e é parta da razão da sua atual situação.