Uma das novidades que a Apple apresentou com o novo Apple Watch Serie 4 é a capacidade deste executar eletrocardiogramas. Este é um passo importante para a avaliação dos dados dos utilizadores e será capaz de detetar problemas.
Apesar de ter sido anunciado como uma novidade, a verdade é que a Apple ainda não tem esta funcionalidade disponível e funcional. Mas este cenário deve em breve mudar, com a chegada do watchOS 5.1.2.
Estava prometido para o final do ano a chegada da versão do watchOS que traria ao Apple Watch a capacidade de realizar eletrocardiogramas, monitorizando de forma ativa a atividade cardíaca dos utilizadores, de uma forma que nenhum outro smartwatch o consegue ainda fazer.
Um rumor recente, que apenas pode ser confirmado quando as primeiras versões de testes forem tornadas públicas, dá conta de que será no watchOS 5.1.2 que esta funcionalidade chegará.
Espera-se que a primeira versão do watchOS 5.1.2, que sairá para os programadores e depois para os testes públicos, seja lançada dentro de 3 semanas. Após isso, e ainda sem data, será o seu lançamento oficial para todos os utilizadores.
Do que se sabe, a capacidade de realizar os ECG vai chegar com uma nova app, que pedirá aos utilizadores para colocar o dedo na coroa digital, avaliando depois se o coração bate de forma ritmada e sem oscilações.
Espera-se que o watchOS 5.1.2 seja lançado ao mesmo tempo que o iOS 12.1.1, tvOS 12.1.1 e macOS 10.14.2, que estão já em testes há algumas semanas, preparando-se para serem lançado a qualquer momento, assim que estejam estáveis e livres de problemas, algo que não deverá demorar.