Para além dos novos iPhones, a Apple apresentou também, na sua última Keynote, o novo Apple Watch 3, com ligação LTE e que dispensa o smartphone.
Esperado para a próxima sexta-feira, dia 22, o novo modelo está agora a começar a ser testado pela imprensa internacional e as análises não são nada favoráveis. O elemento diferenciador, a ligação LTE, está a apresentar sérios problemas e na maioria dos casos não funciona como esperado.
Para a 3ª versão do Apple Watch a empresa de Cupertino resolveu dotá-lo de algo que poucos smartwatches têm, uma ligação à rede LTE, que permite dispensar o iPhone e continuar a fazer chamadas e a receber mensagens.
A dificuldade do Apple Watch 3 em ligar-se ao LTE
As primeiras análises feitas a este novo smartwatch revelaram que tem problemas em ligar-se às redes LTE, fruto de um problema com as redes Wi-Fi onde se consegue ligar e acaba por não ter acesso à Internet.
Nestas situações o Apple Watch 3 desliga o LTE e não consegue voltar a mudar para esta ligação, ao perceber que não tem ligação. Claro que nesses momentos o smartwatch fica sem conseguir receber chamadas ou receber mensagens. Há também queixas de que a Siri deixa de funcionar, não sendo capaz de responder aos utilizadores.
A resposta da Apple a este problema
A Apple já reconheceu o problema e anunciou para breve uma solução para o problema, que deverá ser resolvido com uma simples atualização de software.
We have discovered that when Apple Watch Series 3 joins unauthenticated WiFi networks without connectivity, it may at times prevent the watch from using cellular. We are investigating a fix for a future software release.
O que ainda não se sabe é quando essa atualização será lançada e se chegará antes do lançamento oficial do Apple Watch 3, o que o levaria a ser vendido com problemas graves.
A bateria do Apple Watch 3 também tem problemas
Para além do problema com as ligações às redes LTE, existe ainda um outro problema reportado e que tem a ver com as baterias. A maioria dos jornalistas que o testaram notaram claramente que o Apple Watch 3 tem prestações inferiores ao anunciado pela Apple. Existem casos em que a bateria terá durado apenas algumas horas, isto com utilização de chamadas e de mensagens, para além da normal utilização.
A Apple acabou por trocar estes smartwatches e os resultados acabaram por melhorar, mas ainda longe dos tempos esperados e que foram também anunciados. Este parece ser um início de vendas atribulado para a Apple e para o Apple Watch 3. Dificilmente a solução chegará a tempo, o que significa que a Apple irá colocar no mercado um produtos com problemas. O preço base do Apple Watch 3 será de 379 euros, no modelo sem LTE. O modelo com LTE estará para já apenas disponível nos EUA, com um preço base de 399$.