Pplware

Mas afinal quanto custa produzir o iPhone 7?

Uma das várias críticas que é feita à Apple há já alguns anos é o preço final dos seus smartphones.

Sem revelar efectivamente quanto custa produzir o iPhone 7, a Apple continua a praticar os seus preços e a conseguir bater consecutivamente recordes de vendas. Uma análise agora feita revela o preço final de produção do iPhone 7 e, tal como noutros anos, este valor está muito abaixo do preço a que é vendido.

O surgir destes valores e destas análises é uma situação normal sempre que um novo iPhone é lançado. É feita uma avaliação criteriosa dos diferentes componentes que compõem o iPhone e depois a cada um deles é atribuido um preço.

Este ano não é diferente e desta vez foi a CNN Money que recolheu informações que surgiram em várias fontes sobre os componentes que estão no novo iPhone e a cada um atribuiu um preço.

Os valores obtidos são dispares e mostram que há alguns componentes mais caros que outros, mas que no geral o preço nem é elevado. Assim temos o ecrã que custa 37 dólares, a bateria que custa 4 dólares, as câmaras que têm um valor de 26 dólares, a placa principal que tem um preço de 74 dólares, os altifalantes que ficam por 11,50 dólares, a estrutura que vale 22 dólares e os restantes componentes que valem 117,5 dólares.

Como pode ser visto no vídeo, estes diferentes componentes acumulados chegam a um preço final de 292 dólares, isto para um iPhone 7 de 128GB. Este valor fica muito abaixo do preço final de um iPhone 7 de 128GB, que custa 750 dólares (889 euros em Portugal).

Na prática, o preço dos componentes deste iPhone é apenas de 39% do custo praticado pela Apple. Claro que a este valor é ainda necessário associar os normais custos de investigação e desenvolvimento, produção, montagem e marketing.

Esta diferença de valores é algo que, por norma, não é bem entendida pelos utilizadores e desta vez a situação será idêntica. Este ano os valores são mais elevados, mas isso justifica-se com os componentes presentes, da mesma forma também como nos anos anteriores, os preços finais também não estão mais baixos.

Exit mobile version