O iPad Pro é uma mudança radical que a Apple quer introduzir no mercado. Com as suas dimensões superiores às dos normais tablets, este é um equipamento que poderá facilmente substituir um computador portátil.
Como é normal nos produtos Apple, apenas agora depois de lançados começam a surgir algumas das suas especificações. E o que foi descoberto mostra que o iPad Pro está preparado para transferências de dados de elevadas velocidades, com a presença de suporte USB 3.0.
Agora que todos podem comprar o iPad Pro começam a surgir os pormenores interessantes e que a Apple propositadamente omitiu dos utilizadores.
É através dos primeiros testes que se detectam os componentes que estão debaixo do seu chassi de 12,9 polegadas, especialmente dedicado para o trabalho.
Um dos testes veio revelar algo que muitos esperavam ter visto chegar já ao iPad ha mais tempo, mas que tardava a chegar.
Falamos do USB 3.0 que vem trazer ao iPad Pro velocidades de transferências de ficheiros muito mais elevadas que o padrão que a Apple tem usado até agora, o USB 2.0.
As diferenças são elevadas e quando comparadas deixam uma ainda maior impressão de que o iPad Pro é uma máquina de topo. O USB 2.0 sabe-se que consegue transferências, teóricas, de 480Mb por segundo, enquanto o USB 3.0 atinge um valor máximo teórico de 5Gb por segundo.
Esta descoberta foi feita em várias análises, que quando abriram o iPad Pro, par validarem os seus componentes, encontraram na base da interface Lightning um controlador USB 3.0, pronto para as elevadas velocidades de transferências de ficheiros.
Mas se todos começavam a ficar entusiasmados com as possibilidade que o USB 3 traria para o iPad, depressa tiveram de refrear os ânimos. O cabo Lightning que acompanha o iPad Pro é apenas USB 2.0, não conseguindo as velocidades prometidas.
Não se sabe ao certo porque colocou a Apple no iPad Pro hardware que não pretende explorar no imediato. Poderá em breve lançar um cabo Lightning novo, que os utilizadores vão ter de comprar para explorar todas as possibilidades.
Sendo o iPad Pro uma máquina com capacidades acrescidas e preparado para usar software de produtividade, é normal que as taxas de transferências de ficheiros mais elevadas sejam bastante atractivas para todos, mas para já não as vão poder usar, porque não existe hardware preparado para lidar com as especificações que a Apple colocou no iPad Pro.