Há vários meses que o mercado dos tablets está a diminuir, com vendas cada vez menos expressivas. A chegada dos portáteis híbridos veio mudar o interesse dos consumidores e isso nota-se cada vez mais.
Mas no meio de notícias cada vez menos positivas, a Apple consegue crescer e dominar ainda mais este mercado. As vendas da Apple não aumentaram mas o iPad cresceu.
A maioria das marcas tem vindo a ter um decréscimo de vendas no que toca aos tablets. São cada vez menos os modelos vendidos e consequentemente cada vez menor o interesse das marcas neste segmento. A queda face ao último ano está já nos 14,7%, o que mostra bem o declínio dos tablets.
Segundo a IDC, no terceiro trimestre deste ano foram enviadas para as lojas 43 milhões de unidades, o que representa um aumento de quase 10% face ao trimestre anterior.
A Apple conseguiu puxar para si 21% deste mercado, com 9,3 milhões de unidades. Grande parte destes números foram obtidos graças às vendas do iPad Air e do iPad Mini, que sozinhos conseguiram garantir mais de 2/3 deste valor. O iPad Pro, de quem se esperava muito, ficou abaixo das expectativas.
Mas para além da Apple, outras marcas tiveram resultados bem interessantes neste trimestre. A Samsung manteve a segunda posição, perdendo quase 20% em relação ao mesmo período de 2015, a Amazon conseguiu um valor recorde de 300%, mas apenas graças a reduções drásticas de preços e a vendas em dias de descontos.
A Lenovo segue na 4ª posição, também ela perdendo mais de 10% face ao ano anterior, e por fim temos a Huawei que perdeu um lugar na tabela, mesmo crescendo quase 30% face a 2015.
O mercado dos tablets está a sofrer mudanças e os consumidores parecem estar agora a virar-se para os equipamentos 2 em 1. Estas alterações estão também a condicionar a chegada de novos modelos, com as marcas a apostarem agora com maior cautela.