Pplware

E se a Apple aplicasse o design do iPhone X noutros dispositivos?

Os ecrãs edge-to-edge, ou de grande ocupação da frontal pelo ecrã estão na moda, dos mais caros aos mais baratos dos smartphones, e a tendência é para haver um alargamento dessa filosofia.

Seguindo essa linha de imaginação, como seria a gama de produtos Apple se lhe fosse aplicado o design do iPhone X?

O iPhone X, apresentado na keynote do passado dia 12 de setembro, estreou um novo design dentro dos produtos da Apple. O ecrã OLED a ocupar quase toda a face frontal do aparelho, juntamente com o novo Face ID e a sua câmara TrueDepth, trazem um novo paradigma em termos de design.

A pensar na hipótese de a Apple alargar este novo design ao resto da sua gama de produtos, a empresa CURVED/labs elaborou alguns modelo-conceito do que poderiam o iPad, o MacBook, o iMac e o Apple Watch com a linha de design do iPhone X.

A Apple tem o hábito de ao inaugurar uma determinada característica num produto, no caso de ter sucesso, trazer essa “evolução” para o resto da sua gama, caso seja aplicável. Foi assim com o Slide to Unlock, com o Touch ID, com o 3D Touch e com outras funcionalidades que atualmente estão alargadas a vários produtos da empresa.

No caso do iPhone X, as características mais marcantes e emblemáticas que poderão, no futuro, estar presentes noutros produtos Apple são, indubitavelmente, o Face ID e respetivo conjunto de sensores TrueDepth e o ecrã OLED que preenche toda a face frontal do iPhone.

 

Apple Watch

A CURVED/labs propôs um conceito do Apple Watch com Face ID, ecrã OLED a ocupar toda a face e a “notch” presente no iPhone X onde estão alojadas as câmaras e os sensores. Tal não poderia fazer menos sentido.

Dos principais produtos da Apple, o Apple Watch é um dos que escusa praticamente a aplicação do Face ID, tendo em conta que já vem equipado com um “leitor de batimentos cardíacos” que identifica o utilizador. A somar a isto, não tem muita lógica aplicar um leitor de rosto num relógio, seria muito pouco ergonómico.

Quanto ao ecrã OLED a ocupar toda a face, tal é bem provável que venha a ocorrer no futuro, sendo que atualmente o Apple Watch já tem um bom rácio nesse requisito.

 

iPad Pro

A inclusão do Face ID no iPad Pro tem muito mais probabilidade de acontecer. Tal como aconteceu com o Touch ID, o iPad será certamente o próximo dispositivo a receber tal capacidade. Nos conceitos desenvolvidos pela CURVED/labs, o iPad contém novamente a “notch” do iPhone X e, mais uma vez, não faz muito sentido.

Num dispositivo com o tamanho megalómano do iPad Pro, não é de prever que seja necessário fazer essa adaptação no equipamento, bastando deixar uma pequena margem numa das arestas da face frontal, onde seriam colocados todos os sensores e câmaras necessários ao funcionamento do equipamento e do Face ID.

 

MacBook e iMac

Quanto aos computadores da Apple, MacBook e iMac, é expectável que sejam presenteados com a adição do Face ID nas suas próximas gerações. Seria uma capacidade de extrema utilidade e com aparente facilidade na sua implementação.

Mais uma vez, a CURVED/labs foi demasiado surrealista e ambiciosa nos seus conceitos. A empresa sugere que a Apple colocaria a câmara TrueDepth num “notch” idêntico ao do iPhone X, o que é absurdo tendo em conta que ambos os computadores têm uma margem livre por baixo do ecrã, não faria qualquer sentido implementar uma “notch” com a câmara TrueDepth neste equipamentos. Para além disso, a “notch” que aloja o Face ID requer um ecrã OLED e tal não é muito comum em computadores, pelo menos por enquanto.

A Apple, ao implementar o Face ID nos seus computadores, deverá optar por algo como o Windows Hello da Microsoft, colocado na zona onde tipicamente está a webcam.

Estes conceitos desenvolvidos pela CURVED/labs, apesar de serem um pouco irrealistas, mostram o que poderá ser a corrente das próximas gerações dos vários produtos Apple. Mesmo que tenham sido cometidos alguns erros de conceção, estes conceitos demonstram o que muito provavelmente será a tendência da Apple no futuro: diminuir cada vez mais as molduras em redor dos ecrãs dos seus equipamentos e alargar o Face ID a mais dispositivos.

O que acha destes conceitos apresentados? Será que seguem o que poderá ser o futuro design dos produtos Apple?

Exit mobile version