A Xiaomi é uma marca que tenta inovar e trazer novos atributos em todos os smartphones que lança no mercado. Segundo uma patente agora registada, uma inovação futura poderá ser a inclusão de um painel solar nos seus smartphones.
O departamento R&D da Xiaomi já mostrou ser bastante competente em episódios passados… Conseguirão ser capazes de desenvolver um smartphone comercializável com painel solar na face traseira?
Para os amantes do sol, a Xiaomi pode estar a desenvolver o smartphone indicado. Segundo uma patente registada pela própria fabricante, um smartphone com painel solar incorporado na traseira poderá vir a ser uma realidade!
Na patente de design é possível ver alguns pormenores deste hipotético smartphone em desenvolvimento. O destaque vai obviamente para o painel solar, ocupando uma boa porção da face traseira do terminal. Para além disso, é um smartphone perfeitamente normal e com uma espessura bastante fina tendo em conta a inovação presente!
Elementos como a câmara frontal e o sensor de impressões digitais não estão presentes, podendo talvez recorrer a tecnologia que lhes permita estar por baixo do ecrã tátil. No que toca ao ecrã, ocupa quase totalmente a face frontal do smartphone, algo cada vez mais comum.
No que toca à eficiência de um painel solar incorporado num smartphone, levantam-se algumas questões. Será que a energia absorvida pelo pequeno painel solar é suficiente para alimentar um smartphone atual? No passado, outras fabricantes concretizaram o mesmo conceito mas nunca alcançaram muito sucesso. As baterias dos smartphones têm cada vez mais capacidade e isso requer mais poderio energético para as carregar completamente.
É ainda muito cedo para saber se esta proposta chegará ao mercado ou se este será o caminho seguido pela Xiaomi. Certo é que a marca chinesa está a investir nesta nova tecnologia e em breve as suas soluções vão ser conhecidas.