Pplware

WD Ultrastar 14TB é o disco rígido de maior capacidade do mundo

Já havíamos falado na luta titânica que as empresas estavam a travar para liderar um mercado cada vez mais importante, o do armazenamento. Se deixarmos os SSDs um pouco de lado, daremos atenção aos discos rígidos mecânicos que continuam a batalhar num mundo que procura por confiabilidade e desempenho a um preço acessível.

A luta neste setor tem sido principalmente entre a Seagate, que mostrou há alguns meses o seu registro de 12TB, e a Western Digital que agora chega ao topo com seu novo disco rígido de 14 TB.


Se acha que o mundo está já no patamar das drives SSD, bom, desengane-se porque o armazenamento é dos serviços mais importantes agora e principalmente no futuro próximo, isto porque cada vez mais, individualmente, recolhemos imagens, dados e outro material que queremos alojar, guardar para a eternidade. Então a solução é claramente os discos rígidos.

Daí a importância do lançamento da WD, pois continua a apostar num mercado que muitos acreditam estar morto e pronto para passar o testemunho para o SSD.

 

WD Ultrastar Hs14 14TB

Esta é a nova oferta da empresa americana. O novo WD Ultrastar Hs14 está focado em clientes corporativos que procuram ter centros de dados a operar 24 horas por dia, 365 dias por ano. Portanto, a empresa afirma que o seu novo disco tem uma média de 2,5 milhões de horas sem falhas.

O disco vem com interface SATA (6 Gbps) e SAS (12 Gbps) e oferece velocidades de transferência teóricas até 240 MB / s , buffer de 512 MB e garantia de 5 anos.

 

O segredo está no Hélio

em tempos abordamos o conceito como a fonte para a garantia de superioridade de armazenamento e fiabilidade. Aqui, o ponto atrativo é a tecnologia HelioSeal, que altera o ar interior do disco por hélio, oferecendo assim um menor consumo de energia e maior durabilidade, reduzindo o dano da turbulência. Além disso, incorpora tecnologia SMR (Shingled Magnetic Recording) que permite aumentar a capacidade e reduzir o consumo de energia em até 60%.

 

Preço e disponibilidade

A Western Digital não deu a conhecer o preço deste Ultrastar Hs14, mas estima-se que o preço ronde os 650 dólares, cerca de 550 euros. O novo disco WD pode ser adquirido a partir de hoje, desde que estejam dentro do mercado de negócios.

Exit mobile version