Não há dúvida de que a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) é uma das fabricantes mais poderosas em todo o mundo. A empresa é responsável por grande parte do fabrico dos chips das mais populares marcas como Apple, AMD e Nvidia.
No entanto, com a crescente quantidade de pedidos, a fabricante taiwanesa tem que encontrar formas de dar vazão aos mesmos. Nesse sentido, a TSMC vai angariar 9 mil milhões de dólares para se expandir e abrir uma filial japonesa.
TSMC quer expandir-se e abrir uma filial japonesa
A fabricante afirmou na passada terça-feira, 9 de janeiro, que pretende angariar quase 9 mil milhões de dólares, cerca de 7,43 mil milhões de euros, através dos mercados de dívida para ajudar a financiar a sua expansão.
Mas, para além disso, a empresa de Taiwan pretende ainda investir 178 milhões de dólares (~147 milhões de euros) para abrir uma filial japonesa. Esta subsidiária ficará responsável pela pesquisa de material de circuitos integrados tridimensionais (3DIC).
O negócio está a correr de vento em popa para a maior fabricante mundial de chips. Em janeiro a empresa anunciou os seus melhores lucros trimestrais de sempre e ainda prevê que bons anos de crescimento se avizinhem.
Este crescimento e necessidade de alargar horizontes deve-se sobretudo à cada vez maior procura de chips. Estes componentes têm como destino os smartphones, tablets, computadores portáteis, automóveis, entre outros.
Assim, tanto a TSMC como outras fabricantes têm trabalhado arduamente para fazer face à escassez de produtos, uma vez que a procura de equipamentos tecnológicos aumentou exponencialmente devido ao confinamento provocado pela pandemia da COVID-19.
No mês passado, a fabricante disse que espera aumentar o seu investimento na produção e desenvolvimento de chips avançados em até 28 mil milhões de dólares (~23 mil milhões de euros) por ano. Este montante corresponde assim a mais 60% do valor gasto no ano passado.
E com a atenção voltada para a produção na litografia de 3 nm, assim como o início do fabrico para a Intel, certamente a TSMC poderá esperar que os anos seguintes sejam muito positivos.