Pplware

TOP 5 – Mini PCs com suporte para Windows 10

Nos últimos anos o segmento dos mini PCs tem evoluído significativamente e hoje em dia há projectos que têm um conjunto de funcionalidades/especificações simplesmente espetaculares. Muito poderosos mas bastante pequenos, este dipositivos podem ser usados como um simples PC, um media center, etc.

Hoje fazemos um pequeno TOP 5 dos últimos mini PCs apresentados no Pplware com suporte para o Windows 10.

O segmento dos mini PCs está repleto de ofertas e se fizermos algumas pesquisas reparamos que há equipamentos para quase todas as necessidades. Baratos, caros, poderosos, pequenos… há de tudo e, nesse sentido, é preciso começar a introduzir elementos diferenciadores.

GOLE1

Chama-se GOLE1 e na prática é basicamente um pequeno desktop, que cabe dentro de um bolso, ao qual podemos chamar de mini PC. No entanto, ao contrário dos muitos mini PCs que estão já no mercado, o GOLE1 tem um touchscreen de 5” integrado.

Este mini PC vem com o Windows 10 e custa $99.

Voyo V3 Mini PC

O Voyo V3 Mini PC vem equipado com um processador Intel Cherry Trail Z8700 Quad core a 2,4Ghz e com uma placa gráfica Intel HD Graphics Gen8. Tem 4 GB de RAM (DDR3) e tem armazenamento interno de 128 GB (eMMC) com possibilidade de expansão até mais 128 GB com cartão microSD.

Este mini PC vem com o Windows 10 e tem como possibilidades de ligações uma porta HDMI 1.4 que permite reprodução de conteúdos em 4K, uma porta micro SD, duas portas USB 3.0, uma USB 2.0 e ainda uma USB Tipo-C utilizada para alimentação. Além do mais ainda tem uma ligação para o jack de áudio de 3,5 mm e Bluetooth 4.0

Vorke V1

Chama-se Vorke V1 e é mais uma alternativa no já vasto mercado dos mini PCs. Este equipamento custa cerca de $200 e  vem com um CPU quad-core Celeron J3160. Destaque ainda para os 4GB de RAM e a possibilidade de ter um SSD ou então um disco rígido de 2,5”.

Em termos de sistema operativo, o Vorke V1 tem suporte para Windows e Linux.

BT7

A chinesa Beelink lançou recentemente um mini PC ao qual deu o nome de Beelink BT7. Este equipamento pode ser usado nos mais diversos projectos/cenários e destaca-se por trazer um dos mais poderosos processadores da gama Atom, o Atom x7.

Além do processador, destacam-se ainda os 4GB de memória RAM DDR3-1600, gráfica Intel HD,  interface Gigabit Ethernet, WiFi dual-band 802.11b/g/n (2,4 Ghz e 5.8 Ghz), Bluetooth 4.0, três portas USB 3.0, interface de áudio 3.5mm e uma porta HDMI.

Este mini PC tem como sistema operativo o Windows 10 a 64 bits.

Kangaroo

O  Kangaroo é um mini PC que também vem com o Windows 10 e custa apenas $99 (cerca de 89€). Este equipamento tem pequena bateria interna e um leitor biométrico para garantir a melhor segurança dos dados. Vem com um Intel Atom™ x5-Z8500 (2M Cache, até 2.24 GHz), tem 2GB de RAM e 32 GB de memória de armazenamento.

De salientar que este é um dos primeiros mini PCs já com Wifi com suporte para a norma 802.11ac (três vezes mais rápida que a 802.11 N e opera em exclusivo na banda de frequência dos 5 GHz).

Como referimos, o mercado dos mini PCs tem uma vasta oferta de equipamentos poderosos, de tamanho reduzido e com suporte para os mais diversos sistemas operativos. Sem admiração, o Raspberry PI continua a ser o mais popular neste segmento mas não é o mais poderoso.

Só para terminar, deixamos a sugestão desta semana, o Micro:bit – O mini PC da BBC por apenas 17 euros.

Exit mobile version