Cada vez mais as nossas televisões estão inteligentes e são já centros de entretenimento que quase dispensam os canais de televisão. A Xiaomi já percebeu este mercado e por isso tem também uma oferta muito interessante.
Claro que os produtos da marca chinesa têm conquistado os utilizadores, muito pela sua relação preço/qualidade. A marca tem uma posição muito clara sobre a apresentação de publicidade e desta vez parece que a transpôs para as suas televisões.
Não é estranho ver nos dispositivos móveis Xiaomi a presença de publicidade, muitas vezes em áreas que se julgavam isoladas e protegidas, por serem demasiado importantes, como a das definições do Android.
A verdade é que a marca aposta nesta forma de marketing, mesmo que isso não seja sempre do agrado dos utilizadores, por razões óbvias. Mas a Xiaomi agora parece ter dado mais um passo, ao colocar essa mesma publicidade nas suas televisões.
Novas formas de publicidade da Xiaomi
O caso surgiu há alguns dias no Reddit e dá conta de que ao usar uma televisão da Xiaomi, a fazer algo tão simples como mudar a fonte de HDMI, foi apresentada publicidade durante 60 segundos e que não pode ser contornada.
Do que pode ser lido nesta publicação do Reddit e dos respetivos comentários, este não é um caso único e está a afetar muitas das televisões inteligentes da marca, até em situações de utilização normal.
Este não é um caso novo nas televisões da Xiaomi
Na verdade, a marca já tem histórico deste tipo de situações no passado. A diferença, do que tem sido conhecido, está na localização desta publicidade. Antes esta publicidade era apresentada no ligar da televisão e agora é também na sua utilização normal.
Alguns utilizadores conseguiram contornar este problema com a filtragem de determinados endereços de serviços de publicidade nas suas redes caseiras, mas este procedimento é algo que nem todos conseguem realizar.
Uma prática comum na industria
Na verdade, a Xiaomi não é a única marca a fazer publicidade nas suas televisões. Outras bem conhecidas como a LG, a Samsung ou a TCL têm também presente publicidade, mas está integrada nos menus de utilização e não interrompe a utilização da televisão por algum tempo.
A própria Xiaomi também tem uma posição bem forte no que toca à publicidade, tendo esta surgido nos smartphones em zonas tão estranhas como as definições do proprio Android. A marca já garantiu que esta é uma situação que deverá continuar.
Estas são áreas em que as marcas começam a apostar para potenciar os seus produtos e outras marcas, mostrando publicidade durante a utilização dos seus produtos. Claro que os utilizadores não são adeptos desta situação.