Pplware

Tegra K1 “Denver” – O primeiro CPU ARM a 64 bits para Android

Performance idêntica a de um PC

Um dos factores de diferenciação das empresas tecnológicas é a Inovação! Nesse campo a Nvidia tem estado um passo há frente da concorrência e, no segmento dos CPU’s, tem inclusive aquele que é considerado o CPU mais avançado para dispositivos móveis – o Nvidia Tegra K1 (que vem, por exemplo, com o tablet NVidia Shield)…mas há mais novidades.

Além do Nvidia Tegra K1 a 32 bits (que foi anunciado este ano na CES) a Nvidia confirmou, oito meses depois,  que vai lançar brevemente o poderoso Tegra K1 “Denver” a 64 bits.

O Tegra K1 “Denver” será o primeiro CPU a 64 bits para dispositivos Android, totalmente compatível com a arquitectura ARMv8. A Nvidia já confirmou que (obviamente) o mesmo terá suporte para o Android L e que as primeiras unidades estarão já este ano no mercado.

Ao contrário do Tegra K1 quad Core (4 núcleos) a 2,3 Ghz, o Denver irá emparelhar dois CPU’s Denver com velocidades na ordem dos 2,5 Ghz, na sua arquitectura Kepler de 192 núcleos.

De acordo com a Nvidia, o modelo de 2 núcleos terá uma “performance significante” comparativamente aos modelos de 4 e 8 núcleos.

O chip com micro-arquitectura super-escalar de sete níveis (que permite a realização de sete instruções simultâneas por ciclo de relógio) inclui ainda 128KB 4-way para cache de instruções L1,64KB 4-way L1 para cache de dados e 2MB 16-way de cache L2. De referir que a versão de 32 bits apenas permite três operações em simultâneo.

No geral, o Tegra K1 Denver vai oferecer uma super-performance assim como uma melhor gestão de energia nos equipamentos onde venha a ser integrado. De acordo com as velocidades teóricas apresentadas…

Via Nvidia

Exit mobile version