Nos últimos anos, as drives SSD tornaram-se na solução que permite dar uma nova vida às máquinas mais antigas e que oferecem o melhor desempenho às máquinas novas.
Os preços destas memórias nem sempre foram muito simpáticos, tendo em conta a capacidade das mesmas, mas os últimos indicadores revelam que as drives SSD nunca estiveram tão baratas.
O preço das drives SSD caiu para valores históricos e hoje já é possível encontrar soluções cujo preço por GB ronda os 0,10 dólares. Durante a Black Friday a procura foi muita e, por exemplo, a drive Crucial MX500, de 2TB chegou a custar 209 dólares.
De acordo com alguns analistas, em 2019 o preço do GB nas drives SSD poderá baixar para os 0,08 dólares. Esta tendência será impulsionada pela comercialização de unidades baseadas na tecnologia QLC (quad-level cell), que podem armazenar até quatro bits por célula. Esta tecnologia irá reduzir os custos de produção de drives SSDs com maior capacidade.
O mercado dos HDD tradicionais também está mais atrativo! Segundo um relatório de 2017 da BackBlaze, o custo por GB ronda os US $ 0,02 (em algumas unidades).
Em Portugal a baixa de preços ao nível das Drives SSD ainda não é muito notável, mas certamente que existindo uma tendência para baixar (à escala mundial) em breve poderemos também ter drives com muita capacidade de armazenamento a preços mais acessíveis.