Pplware

Spotify: será que está para chegar um rival do HomePod?

Uma das maiores e mais recentes atenções do mercado tecnológico neste mês de fevereiro tem sido, sem dúvida, o HomePod da Apple. O smart speaker da marca da maçã foi apresentado no passado mês de junho durante a WWDC 2017 e já está, finalmente, nas mãos dos consumidores.

De qualquer das formas, a concorrência direta da Apple no mercado da música não deverá estar desatenta, e os últimos rumores apontam para que o Spotify esteja a desenvolver um rival para o HomePod.


Um concorrente à altura…

O mercado dos smart speakers tem dado muito que falar nos últimos tempos, e as grandes empresas de tecnologia parecem estar decididas a medir forças para ver que tipo de novos produtos é que conseguem desenvolver. E, segundo se tem andado a falar, o Spotify poderá ser o próximo grande concorrente.

Um anúncio no website de recrutamento do Spotify fez arregalar os olhos de toda a gente: Gestor de Operações – Produto de Hardware. De acordo com a descrição, o Spotify deverá estar a criar o seu primeiro produto de hardware e está a tentar montar uma base de operações para fabrico, vendas e marketing. Será que um smart speaker está a caminho?

Outras ofertas disponíveis mostram também que o Spotify deverá estar a procura de profissionais que saibam gerir projetos de engenharia e produção.

Apesar de nada disto indicar o possível desenvolvimento de um smart speaker, faz algum sentido que a empresa tente atacar este segmento de mercado. Se o Spotify for capaz de criar um dispositivo com qualidade de som que rivalizasse com o HomePod e trouxesse mais algumas funcionalidades interessantes para cima da mesa, então será um concorrente à altura do hardware que a Google, Amazon e, mais recentemente, Apple, têm vindo a produzir.


Outras querem entrar na batalha…

O Spotify não deverá ser a única empresa do ramo tecnológico a querer investir no segmento dos smart speakers. Rumores indicam que a empresa Facebook está também a desenvolver um conjunto de dois smart speakers que deverão ser apresentados este ano.

Segundo alguns relatórios, estes speakers terão ecrãs touch de 15 polegadas e deverão permitir aos utilizadores fazer chamadas de vídeo e apresentar outras funcionalidades com foco na rede social.


Conclusão

Se os rumores se vierem a confirmar será, certamente, bastante interessante ver o que é que o Spotify e outras empresas conseguem criar e que novas características poderão apresentar nos seus novos produtos.

Apesar de o Spotify ser, neste momento, o líder de mercado no que toca a serviços de streaming de música, relatórios recentes sugerem que o Apple Music está a crescer ao dobro da velocidade. Vamos esperar e ver aquilo que o Spotify consegue fazer para tentar quebrar esta tendência.


Leia também:

Exit mobile version