Pplware

Sony anuncia novo sensor de imagem com 48 megapíxeis

A Sony é uma marca que tem alguma dificuldade em vender os seus próprios smartphones, mas no que toca a sensores para câmaras é uma empresa muito forte. Aliás, a marca japonesa é responsável por desenvolver e produzir os sensores para várias marcas de smartphones.

A empresa anunciou o seu novo sensor de imagem, o IMX586 CMOS para smartphones com uma resolução de imagem de 48 megapíxeis. As câmaras dos smartphones estão a ficar cada vez melhores.


Resolução incrível…

Quando este novo sensor chegar finalmente aos smartphones, os utilizadores serão capazes de tirar fotografias com uma incrível resolução de 8000 x 6000 píxeis. Significa isto que a Sony ultrapassa assim a Huawei e o seu sensor de 40 megapíxeis do Huawei P20 Pro, um smartphone que possui uma câmara que se destaca a vários nível.

Para ter um termo de comparação perceptível, veja o exemplo disponibilizado pela Sony que se encontra abaixo e que compara um sensor de 12 megapíxeis com um de 48 megapíxeis. Não há dúvida que depois de observar ambas e as respetivas ampliações notamos cores muito mais nítidas e vibrantes e uma imagem com muito mais qualidade com o sensor de 48 megapíxeis.

Mais alguns dados interessantes…

Um dos aspetos mais interessantes deste sensor é a forma como combina a luz capturada por quatro píxeis adjacentes em condições de pouca luz utilizando o filtro de cores Quad Bayer e cria uma imagem de 12 megapíxeis. O Huawei P20 também utiliza esta técnica mas apenas é capaz de produzir uma imagem de 10 megapíxeis.

Com este novo sensor de imagem, a Sony prova que é possível ter ao mesmo tempo uma câmara de alta resolução e com uma boa sensibilidade de luz. Para além disso, o novo IMX586 possuí um alcance dinâmico quatro vezes maior do que produtos do mesmo tipo. De acordo com as especificações da Sony, o novo sensor é capaz de gravar vídeo 4K a 90fps e vídeo 1080p a 240fps.

A Sony deverá começar a distribuir as primeiras amostras do IMX586 em setembro de 2018. Deste modo, só deveremos ver este sensor em smartphones que sejam lançados a partir do início de 2019.

| Sony

Exit mobile version