Todos os dias nos chegam notícias de novos produtos, testes, análises, críticas e muitos mais detalhes do mundo tecnológico. E no que respeita aos chips, as marcas têm tentado oferecer aos consumidores os melhores produtos possíveis face à concorrência. Nesse sentido, as informações recentes indicam que o próximo SoC Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm será até 30% mais rápido do que o atual Snapdragon 8 Gen 2.
Snapdragon 8 Gen 3 até 30% mais veloz que o SoC da atual geração
O atual SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 foi anunciado no mês de novembro do ano passado e a empresa irá revelar a próxima geração Snapdragon 8 Gen 3 a 24 de outubro de 2023 no evento Snapdragon Summit. Portanto, ainda faltam alguns meses até à chegada dos novos chips da empresa, no entanto, já começaram a chegar vários relatórios acerca do desenvolvimento do novo componente e muitos deles vêm de fontes consideradas credíveis.
Assim, as informações indicam que o próximo Snapdragon 8 Gen 3 produzido com o processo de fabrico de 3 nm da TSMC será até 30% mais rápido do que o atual Snapdragon 8 Gen 2. O processo N4P da fabricante taiwanesa vai permitir que o Snapdragon 8 Gen 3 consiga um desempenho significativo sobre o Gen 2, sem que isso comprometa a sua eficiência energética.
Estes e outros detalhes foram revalados pelo leaker Revegnus na sua conta da rede social Twitter, onde este afirma que a nova GPU do próximo SoC, que deverá ser a Adreno 750, conseguirá oferecer um desempenho 30% superior, considerando os testes OpenCL:
The performance improvement for 8 Gen3, based on Geekbench 5, is as follows:
– Single-core performance increased by 13% compared to the 8 Gen2 model. – Multi-core performance increased by 20% compared to the 8 Gen2 model.
GPU performance, based on OpenGL, increased by 30%.
— Revegnus (@Tech_Reve) June 7, 2023
O tweet menciona também que o desempenho do Snapdragon 8 Gen 3 em único núcleo terá um incremento de 13% comparativamente ao Snapdragon 8 Gen 2; enquanto que em núcleo múltiplo essa diferença será de 20%.
Certamente que nas próximas semanas haverá ainda mais detalhes revelados sobre a nova geração de chips da Qualcomm.