Pplware

Cuidado! Para sua segurança não carregue o smartphone nas portas USB públicas

Seja qual for o dispositivo a ser usado, a maior preocupação dos utilizadores estará na bateria. Todos querem ter o máximo de carga pelo máximo de tempo, garantindo assim uma utilização maior e durante o maior período possível.

Esta preocupação concentra-se mais nos smartphones e é claro que atualmente, é simples encontrarmos forma de os carregar. Em cada vez mais locais encontramos portas USB disponíveis e prontas a serem usadas. Será que essas mesmas portas USB são seguras? O ideal mesmo é evitar de todo a sua utilização.


Evite as portas USB públicas

Por muito que queiram negar, já quase todos usaram os carregadores disponíveis em locais públicos. São a forma mais simples de garantir a bateria num smartphone em momentos de maior necessidade. Com uma rápida carga, garantimos mais uns minutos de funcionamento de um equipamento essencial hoje em dia.

Claro que essa facilidade tem, contudo, um custo elevado, sem que nos apercebamos. Este é um ponto de ataque conhecido e que parece estar agora novamente a ser explorado. O aviso para este problema vem do gabinete do Procurador Distrital do Condado de Los Angeles.

A segurança do smartphone fica em causa

Segundo esta instituição, existe um ataque a ser usado em força novamente. Tem o nome Juice Jacking e tem um propósito único. Roubar os dados dos utilizadores, para que depois os possam usar para proveito próprio. Nestes dados podem estar incluídos dados bancários, passwords e todo um leque de informação sensível.

Requer uma simples mudança nos postos de carregamento, onde colocam a forma de infetar com malware qualquer smartphone. Provavelmente vão necessitar que o utilizador autorize este acesso, algo que acontece com um simples pop-up, que muitos aceitam sem ler.

Como se proteger deste ponto de entrada de malware

A solução para evitar este problema é muito simples. Se tiver mesmo de usar esse carregador, é preferível que ligue o PC à corrente e depois o smartphone ao computador. Assim cria uma barreira de proteção impenetrável. Podem igualmente usar uma bateria externa ou um cabo que não transmita dados.

Estas podem parecer medidas básicas e que são sobretudo lógicas, mas a verdade é que poucos se lembram delas. Comprometem a sua segurança ao ligar o smartphone a uma porta USB que encontram junto a um banco no aeroporto ou num centro comercial.

Exit mobile version