Pplware

Sapphire revela a Radeon RX 6900 XT Nitro+, a sua gráfica mais potente

Aos poucos e poucos vão-nos chegando as placas gráficas das várias marcas, baseadas nos novos chips já apresentados pela Nvidia e pela AMD.

A Sapphire é uma dessas marca e depois de ter mostrado como seria a sua versão da RX 6800 XT da AMD, agora revelou a sua mais potente placa gráfica: a Radeon RX 6900 XT Nitro+.


Definitivamente este é um bom ano para ficar a conhecer um pouco melhor o segmento do hardware gráfico, pois o mercado foi recheado de excelentes produtos, quer pelas mãos da AMD como pela Nvidia. No entanto um dos pontos menos positivos é que não há já stock, nomeadamente das GeForce RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090.

Já do lado da AMD foram apresentadas das Radeon RX 6800, RX 6800 XT e a topo de gama RX 6900 XT. E destes modelos, a ASUS e a MSI já anunciaram as suas versões. Também a marca Sapphire, que é leal à AMD, apresentou a sua gráfica Radeon RX 6800 XT Nitro+, mas não se ficou por aqui…

Radeon RX 6900 XT Nitro+ é a gráfica mais potente da Sapphire

A Sapphire é uma empresa chinesa sediada em Hong Kong, e agora revelou como será a sua placa Radeon RX 6900 XT Nitro+. E esta é a sua mais potente gráfica.

Trata-se de um modelo de grandes dimensões, com uma estrutura de 2,7 slots. Esta nova GPU é um modelo mais rápido AIB (“All In-Board”) das Big Navi e traz um design diferentes das demais.

Tem incorporadas três ventoinhas mais achatadas, sendo que a do meio é mais pequena e tem as suas 9 hélices em sentido contrário às das laterais, que contam assim com 12 hélices cada uma.

 

A estrutura encontra-se sobre um dissipador de calor de alumínio e design Wave Fin, por onde passam seis tubos de calor.

Esta é a estratégia encontrada para arrefecer a placa gráfica Radeon RX 6900 XT Nitro+, uma vez que traz um overclock de 35 MHz superior ao de referência.

Boost clock com alcance de 2285 MHz

Em suma, este modelo consegue alcançar 2285 MHz em boost clock, acima dos 2250 MHz das placas padrão. O curioso é que o modelo anteriormente apresentado, da Radeon RX 6800 XT Nitro+, traz um clock de fábrica ainda superior, com um boost de 2360 MHz.

No entanto o site WCCFTech acredita que este novo modelo irá oferecer uma boa capacidade de overclocking.

Quanto à conectividade, esta placa gráfica traz três portas DisplayPort e uma HDMI. Existem ainda dois conectores de 8 pinos para a alimentação e um TDP de 340 W.

Um outro aspeto que diferencia esta GPU das demais é que não conta com LEDs RGB muito evidentes. Ou seja, traz apenas um ligeiro apontamento na parte traseira.

Para já, a Sapphire ainda não revelou os preços nem a data de lançamento deste modelo. No entanto estima-se que esta RX 6900 XT Nitro+ possa custar mais de 1.000 dólares e que seja lançada ainda neste mês.

Exit mobile version