Com o cada vez maior interesse nas criptomeodas e nos elevados lucros que estas estão a produzir, é natural que muitos gigantes da indústria comecem a olhar para esta área como uma possível fonte de rendimento, a vários níveis.
A mais recente a chegar a este terreiro parece ser a Samsung, que vai começar em breve a produzir hardware para ser usado na mineração de criptomoedas.
Ainda não existe uma certeza, mas o jornal online The Bell revelou que a Samsung terá feito um acordo com um fabricante chinês para a produção de hardware ASIC (application-specific integrated circuit) especializado em minerar criptomoedas.
Este fabricante não foi identificado, mas sabe-se que deverá ser ele o responsável por integrar todos estes componentes e criar os equipamentos que vão ser usados na mineração. A venda destes equipamentos será da responsabilidade deste fabricante chinês.
A produção deste novo hardware deverá arrancar ainda em janeiro, estando a Samsung preparada para produzir estes componentes de forma massiva, conseguindo assim satisfazer as necessidades do seu parceiro chinês.
Samsung (Yes Samsung) has entered production phase of ASIC miners and mining equipment specialized for bitcoin and cryptocurrency mining. This is unprecedented. I believe this would provide Bitmain its first real competitor.https://t.co/66fwxozEVP
— Joseph Young (@iamjosephyoung) January 30, 2018
Apesar de não ser normal, esta não é a primeira aventura da Samsung no campo da mineração de criptomoeda. Já no ano passado a empresa tinha mostrado um protótipo seu baseado em smartphones.
Ao todo foram 40 Galaxy S5 que foram interligados para criar uma plataforma de mineração. Meses depois a empresa anunciou a assinatura com a Baikal, uma empresa de hardware russa, também ela dedicada à mineração.
A chegada deste novo elemento à produção de hardware para mineração de moeda virtual poderá agitar um pouco o mercado, que verá empresas como a Canaan Creative ou Bitmain, que têm os seus processadores fabricados pela TSMC, a terem de reagir para se conseguirem manter competitivas num mercado repleto de novidades.