No meio de tantas notícias tecnológicas, naturalmente muitas delas acabam por ser situações insólitas que acontecem, sendo que algumas nos deixam mesmo perplexos.
Neste sentido, há agora informações de que a Samsung alemã sugeriu que um utilizador perfurasse ou partisse o seu valioso disco SSD com um martelo no âmbito de um processo de devolução do produto.
Partir um disco SSD para proteção dos dados?
Segundo as informações recentes, a Samsung da Alemanha levou a proteção de dados a um nível muito mais à frente do que se poderia imaginar. Isto porque durante o contacto de um dos seus clientes, no âmbito de um processo de RMA (Return Merchandise Authorization ou Autorização de Devolução de Mercadoria), a empresa sugeriu que o utilizador destruísse, perfurasse ou partisse o seu valioso disco SSD Samsung 980 Pro, que é um dos melhores atualmente no mercado e cujo preço pode chegar quase aos 400 euros, como uma forma de proteção dos dados.
Esta situação aconteceu a um utilizador do fórum Igor’s Lab, o qual possuía um SSD Samsung 980 Pro de 2TB já praticamente acabado e com vários erros. Como tal, o cliente contactou a equipa de suporte da Samsung de forma a conseguir uma substituição o mais rápido possível do equipamento. Para isso, ele mostrou à marca os dados de erros obtidos através da ferramenta Samsung Magician.
No entanto, o SSD defeituoso tinha vários ficheiros armazenados com dados sensíveis. E, qual não é o espanto do cliente quando a Samsung alemã fez uma excepção e deu ao utilizador todo o direito para destruir o chip antes de a enviar para a marca de forma a concluir o processo de RMA. Para além disso, é referido que a informação oficial da empresa chegou mesmo a detalhar a maneira de destruir o chip, sugerindo perfurar ou martelar a unidada até esta ficar em pedaços.
Numa situação normal, o cliente deve enviar à marca o equipamento tal como este se encontra. Mas, parece que desta vez a Samsung teve outra ideia. Contudo, caso uma situação idêntica lhe aconteça, talvez o melhor seja mesmo fazer uma limpeza de dados profunda ao seu SSD.