Tal como demos a conhecer aqui, foi apresentado um novo membro da família Raspberry, que tem como características principais o tamanho reduzido, o aumento de capacidade de processamento (em comparação com a geração anterior) e obviamente o seu custo ainda mais baixo.
Hoje trazemos alguns projectos que aplicam o Raspberry Pi ao mundo dos videojogos.
Com o seu tamanho diminuto, o Raspberry Pi Zero é o sistema perfeito para incorporar um sistema de jogos nos mais cariados objectos da nossa casa ou simplesmente para criar a sua própria consola portátil. Temos vindo a dar a conhecer inúmeras ideias do que podemos fazer com o Raspberry Pi, hoje vamos conhecer algumas ideias para o Raspberry Pi Zero. Vamos e isto?
TV-Consola (2 em 1)
Simplicidade acima de tudo, foi a ideia por trás desta criação, ao transformara uma velha televisão CRT uma consola retro. Todo o processo é bastante simples uma vez que estes antigos equipamentos tinham bastante espaço interno.
Bastou abrir a televisão (cuidado nesta fase) e soldar alguns cabos da saída RCA do Raspberry pi Zero à entrada SCART (pinos 18 e 20) da Televisão. Para os makers europeus, não esquecer de alterar para sistema PAL, nas configurações do Raspberry.
Para adicionar vários comandos de jogos e/ou drives USB, foi também adicionado um HUB USB com alimentação própria.
Consola Retro dentro de um comando Xbox (original)
Com um tamanho exageradamente largo, o comando original da primeira geração da Xbox (também conhecido como “Duke”) é o candidato perfeito para receber uma consola retro providenciada pelo Raspberry pi zero.
Foi isso mesmo que fez James Hobson ao abrir o enorme comando, descobriu que havia espaço para todos os componentes. Depois foi só uma questão de ligar os botões do comando ao Raspberry pi (para ser usado pelo sistema) e ligar dois cabos extra: um micro USB para energia e um HDMI para som e imagem.
Megadrive portátil modificada
Já a muito tempo que este hacker procurava um sistema que fosse pequeno o suficiente para poder transformar a sua “Sega Mega Drive Arcade Ultimate Portable” num sistema multi-consolas, pois bem, com o novo raspbery pi zero isso já se torna viável.
Este projecto ainda se encontra em andamento, sendo que podem visitar o seu canal no Youtube e seguir o progresso de criação desta consola.