Pplware

O novo e super rápido USB 3.2 chegará ainda em 2019 aos PCs

A adoção do USB-C tem estado a fazer-se a uma velocidade muito elevada. Todos os fabricantes já o adotaram e têm-no presente nas suas propostas e equipamentos.

Mas esta norma tem evoluído e em breve vamos ter mais novidades. O USB 3.2 vai chegar ainda durante 2019 aos PCs e vai trazer velocidades muito mais elevadas.


Se no caso dos smartphones a adopção do USB-C foi quase imediata, no campo dos PCs esta parece estar a demorar um pouco mais. Para além disto, a própria frequência de troca de equipamentos é menor e isso leva a que exista menos oferta.

A USB-IF (USB Implementers Forum), a organização que promove e suporta a tecnologia Universal Serial Bus, anunciou no MWC2019 que ainda durante este vão surgir as primeiras implementações do novo USB 3.2. Este deverá trazer uma muito maior velocidade de comunicação entre dispositivos.

Desde 2017 que se fala do USB 3.2 e do que vai trazer, mas só agora é que este está prestes a chegar. Do que foi anunciado, espera-se que ainda durante 2019 surjam as primeiras propostas, em especial na forma de motherboards.

Com esta implementação, espera-se que sejam finalmente atingidos os 20 Gbps de taxas de transferência máximas num cabo USB-C. Uma vez que a especificação 3.2 vai absorver a sua antecessora, vão existir 3 taxas de transferência: USB 3.2 Gen 1 (5Gbps SuperSpeed), USB 3.2 Gen 2 (10Gbps SuperSpeed+) e USB 3.2 Gen2x2 (2x10Gbps SuperSpeed+)

Uma vez que apenas após o verão vão surgir as primeiras máquinas com o USB 3.2, é ainda necessário aguardar mais algum tempo para a chegada dos periféricos. Estes vão com certeza surgir no início de 2020.

Esta atualização do USB-C vai ser útil para aceder a periféricos como memórias SSD ou monitores. A maior velocidade de transferência de dados vai permitir usar estes equipamentos de forma mais rápida e com menor latência. Com os mesmos cabos USB-C vão se conseguir o dobro das velocidades.

Exit mobile version