A primeira impressora 3D totalmente concebida e desenvolvida em Portugal estará à venda já no próximo mês de Setembro.
Ocupando o mesmo espaço de uma comum impressora de papel, a BEETHEFIRST – nome pelo qual a impressora será comercializada – foi concebida e desenvolvida de raiz, ao longo de 18 meses, por dois jovens engenheiros portugueses apaixonados pela tecnologia 3D, Francisco Mendes e Jorge Pinto.
Com a BEETHEFIRST é possível materializar tudo o que a necessidade e a imaginação conceberem. Funciona de uma forma simples, e permite gerar objectos leves mas muito resistentes.
Já a partir de Agosto, o utilizador poderá fazer download de objectos disponíveis no portal da empresa ou, em alternativa, poderá desenhar a peça que pretende imprimir através de qualquer uma das aplicações de modelação em 3D.
No processo de impressão, a BEETHEFIRST utiliza PLA, um polímero feito à base de milho que, para além de ser renovável, requer menos energia que outros materiais semelhantes.
A impressora estará à venda em Setembro, no site da empresa. Numa fase inicial, as vendas serão concentradas na Europa. Posteriormente, serão abertas a todos os mercados.
Em 2011, os dois jovens empreendedores fundaram, na incubadora da Universidade de Aveiro, a BitBOX, empresa que deu origem à BEEVERYCREATIVE, e que desenvolveu o melhor controlador de impressão 3D do mercado – o R2C2.
A empresa mudou recentemente as suas instalações para a Gafanha d´Aquém, por forma a poder instalar a sua crescente equipa.
A impressora será agora colocada no mercado com a chancela BEEVERYCREATIVE – marca desenvolvida especificamente para o mercado da impressão 3D.
Os dois mentores e criadores da BEETHEFIRST, Francisco Mendes e Jorge Pinto, revelam o entusiasmo de “participar na nova revolução industrial, criando a primeira impressora 3D portuguesa”.
Jorge Pinto destaca ainda a emoção de participar “na criação de soluções que irão permitir as gerações mais novas imprimirem o futuro”.