Tal como demos a conhecer, a Nvidia desenvolveu um chip destinado em exclusivo à mineração de criptomoedas. Com esta iniciativa, a fabricante espera que os adeptos destas práticas deixem as placas gráficas da linha GeForce RTX 30 para os gamers.
Agora, segundo informações recentes, o modelo Palit CMP 30HX é o primeiro destes chips a chegar ao mercado pelo preço de 603 euros.
As criptomoedas são, sem dúvida, um dos temas mais abordados desde há alguns meses até agora. E tudo porque as moedas digitais valorizaram bastante nos últimos tempos e, portanto, são apetecíveis aos olhares dos utilizadores.
Quem sofreu com tudo isto foram os jogadores que queriam a comprar um exemplar das novas gráficas RTX 30. Mas estes equipamentos estão esgotados em vários mercados, sobretudo porque muitos consumidores compram grandes quantidades destes chips para extrair as moedas digitais.
De forma a ultrapassar este flagelo, a Nvidia lançou então a linha CMP (Cryptocurrency Mining Processor) destinada à mineração profissional de criptomoedas.
Palit CMP 30HX é o primeiro a chegar ao mercado por 603 euros
A primeira placa da linha Nvidia CMP, destinada em exclusivo para a mineração de criptomoedas, foi agora localizada numa venda no Dubai. Trata-se do modelo Palit CMP 30HX e, segundo os especialistas, é semelhante a uma GeForce GTX 1660 SUPER, mas adaptada para a extração das moedas digitais.
Tal como podemos ver na imagem, o chip conta com 6GB de memória GDDR6, 14 Gbps e oferece uma taxa de hash de 26 MH/s. O valor marcado é de 2.656,50 dirham, ou seja, cerca de 603 euros numa conversão direta à taxa de câmbio atual.
De qualquer forma, parece que o valor será acima do esperado por quem minera. E talvez este seja um ponto a desfavor e que possa afastar os utilizadores da sua compra, mantendo a opção de outras gráficas mais potentes para mineração, embora também mais caras.
Recordamos que, enquanto que as placas gráficas podem ser revendidas e os utilizadores recuperarem assim algum valor de investimento, como as CMP não fazem gráficos, isso já não será possível.