O mercado das criptomoedas está mais para lá do que para cá e as notícias que vão surgindo sobre este setor nem sempre são abonatórias. Mas desengane-se quem acha que este segmento está morto, pois sabemos que é volátil. E as últimas informações indicam que uma organização financiada por um bilionário de criptomoedas comprou 500 milhões de dólares em chips avançados de IA.
Organização investe US$ 500 milhões em chips IA
Segundo as últimas notícias divulgadas pela Reuters, a organização sem fins lucrativos Voltage Park, dedicada à computação em nuvem IA e que é financiada pelo bilionário das criptomoedas Jed McCaleb, comprou cerca de 500 milhões de dólares em chips gráficos avançados IA da Nvidia. Esta compra irá assim ajudar a concretizar os planos da organização que consistem no aluguer de capacidade de computação para empresas que pretendam desenvolver projetos de Inteligência Artificial.
De acordo com o que foi referido pelo CEO da Voltage Park, Eric Park, em entrevista à Reuters, a organização tem então assim 24 mil chips Nvidia H100. E o objetivo é oferecer computação IA de baixo custo e a longo prazo de forma a aliviar a escassez de chips IA. Segundo Park:
Acreditamos que basicamente o ecossistema atual de aprendizado das máquinas está danificado.
O plano da Voltage Park é então estabelecer clusters de chips IA Nvidia no Texas, Virgínia e Washington. O CEO da organização adianta que é ainda esperado que a total instalação de todos os 24 mil chips aconteça até ao mês de fevereiro de 2024.
Após a divulgação e utilização em massa do sistema ChatGPT, as tecnologias IA ganharam uma popularidade extremamente significativa, sendo que atualmente a Inteligência Artifcicial é um campo que desperta interesse a grande parte das empresas em todo o mundo.